Câmara Federal e Antaq discutem multimodalidade

27-05-2011 09:43

 

BRASÍLIA - O transporte multimodal com seus problemas e as vantagens da logística utilizada atualmente foi o tema de reunião ocorrida quarta-feira (25) no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (Caeat) da Câmara Federal, que contou com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, e o deputado federal Luciano Moreira (PMDB/MA), entre outros.

O presidente do Caeat, deputado Inocêncio Oliveira (PR/PE), considerou essencial o conhecimento da conjuntura do sistema portuário brasileiro e da situação atual do transporte aquaviário para o desenvolvimento de um projeto multimodal de transportes pelo país.

Segundo o deputado Luciano Moreira, que lidera na Câmara um estudo sobre o transporte multimodal, a intenção é propiciar melhorias reais e práticas e a integração entre ferrovias, rodovias e hidrovias. "Precisamos encurtar as distâncias, reduzir tempo de percursos e traslados e principalmente gerar crescimento econômico com o corte de despesas relativas ao transporte de mercadorias, tanto para exportação quanto para importação", disse o peemedebista.

"É imprescindível uma flexibilidade de mercado às autoridades portuárias, no que diz respeito à gestão. É preciso ainda que seja feita uma redistribuição de renda, com a economia que será feita com tal aplicabilidade, para que o dinheiro fique na mão do produtor", declarou Fernando Fialho (Antaq).

Mais

De acordo com dados da Antaq, no Brasil há 34 portos públicos e 129 terminais de uso privativo e 45 áreas potenciais de expansão no país e que a multimodalidade e a integração são a maneira mais acertada de conduzir a modernização do sistema de transportes. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621