Cabotagem deve crescer 8% em 2011, diz Syndarma

04-05-2011 09:13

 

SÃO PAULO - De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), a navegação de cabotagem - ou o transporte marítimo dentro do país - tem estimativa de incremento da ordem de 8% na movimentação de contêineres pela costa, em comparação com o ano passado, isto é, analogamente, acima da previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que deve crescer de 4,5% a 5%, segundo o Ministério da Fazenda.

Os dados oficiais de 2010 ainda não foram fechados, mas a estimativa aponta para uma movimentação de contêineres no mesmo patamar de 2008, quando chegou a 692 mil TEU (unidade internacional equivalente a um contêiner de carga pequeno, de 20 pés).

Importância - Na semana passada, Fernando Fialho, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, disse que o desenvolvimento da navegação de cabotagem significa a redução de custos em toda a cadeia logística até o consumidor final. "Significa um produto mais barato na prateleira do supermercado", resumiu Fialho, durante o I Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, realizado em São Luís (MA).

Durante o evento, que reuniu autoridades e lideranças empresariais de todo o país para tratar do setor portuário, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Fossati, disse que um dos planos (ainda que germinal) para o Porto do Itaqui é construir um terminal de contêineres.

Este ano, o Itaqui iniciou uma linha regular de operações com contêineres, em parceria com a armadora marítima CMA CGM, numa tentativa de diversificar a sua pauta de produtos, já que o porto tem vocação graneleira, isto é, movimentar grandes volumes de carga líquida (especialmente derivados de petróleo) e sólida (grãos agrícolas, fertilizantes e minérios).

Operadores - Uma das maiores empresas do ramo no país, a empresa Santos Brasil registrou no primeiro trimestre de 2011 um aumento de 30,8% na movimentação de contêineres nos terminais Tecon Santos (SP), Tecon Imbituba (SC) e Tecon Vila do Conde (PA). Esse percentual representa a soma de 226.999 contêineres movimentados.

Também registraram crescimento os indicadores de produtividade da empresa. Por exemplo, o Tecon Santos bateu o seu próprio recorde: passou dos 54 MPH (movimentos por hora), registrados no primeiro trimestre do ano passado, para 60 MPH no mesmo período de 2011. Até o final deste ano, a companhia pretende atingir a marca de 70 MPH.

No período, a movimentação dos contêineres cheios nos três terminais da companhia apresentou acréscimo da ordem de 23,8%. Os contêineres cheios de importação representaram 57% da movimentação de cargas de longo curso no trimestre.

No Ceará, o Porto de Pecém registrou no primeiro trimestre de 2011 uma movimentação de 45 mil TEU, o que representa um incremento de 34% se compararmos com o mesmo período do ano passado, quando foram transportados 34 mil.

O transporte de longo curso registrou a movimentação de 25 mil unidades, enquanto o de cabotagem movimentou 20 mil, com variação positiva respectiva de 13% e 74%.

Norma - A Antaq está elaborando uma norma que estabelece os parâmetros para a prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres e volumes, em instalações de uso público, nos portos organizados. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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