Cai confiança da indústria maranhense

16-05-2012 10:58

 

Apesar de o índice de confiança estar acima de 50 pontos, o registro ficou abaixo da média até então registrada no estado, de 66 pontos

O resultado do último Índice de Confiança do Empresário Industrial Maranhense (Icei-MA) mostrou que a deterioração do ambiente de negócios externo impactou diretamente na confiança dos empresários da indústria maranhense. O índice registrado em abril foi de 62,5 pontos, 4,8 pontos menor que no mês anterior. Apesar de o indicador estar acima de 50 pontos e sinalizar confiança, o registro ficou abaixo da média até então registrada no estado, de 66,7 pontos.

O Icei-MA é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que mensalmente sonda indústrias do setor da Construção Civil, indústrias Extrativas e de Transformação. O índice é obtido com base na ponderação dos resultados referentes às condições atuais e expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.

Em todos os setores pesquisados houve piora nas condições da economia brasileira (48,8 pontos) e do estado (47,9 pontos), contribuindo para a baixa na confiança.

Desde janeiro deste ano, o setor da Construção Civil vem sinalizando piora nas condições do estado, repetindo em abril o mesmo índice do mês anterior de 47,9 pontos, abaixo da média que o setor gera para esta variável, que é de 53,5 pontos.

O segmento da Indústria de Extração e Transformação também indicou piora das condições do estado (47,2 pontos), bem como da economia brasileira (45,9 pontos) e das empresas (47,2 pontos). As expectativas para os próximos seis meses são de otimismo, apesar de os índices terem recuado ante a março.

O Índice Brasil (Icei-BR) de 57,2 pontos e do Nordeste, de 60,6, pontos também recuaram em relação ao mês anterior. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621