Cais do Itaqui serve de base para montagem de guindaste da Vale

15-01-2011 15:05

Um guindaste da mineradora Vale, com capacidade para cargas e descargas de até 300 toneladas, foi montado na área primária do Porto do Itaqui, mais precisamente no pátio portuário que fica atrás do armazém do berço 102. O trabalho começou nos primeiros dias deste mês e foi concluído ontem. Hoje, o equipamento deve ser levado para a área do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), onde está em processo a construção do Píer IV.

O guindaste irá operar em modo offshore, isto é, no mar. Para isso, será transportado em uma balsa, a partir do berço 103 até o Píer IV (em construção) do TPPM. A saída do equipamento do pátio do Itaqui teve início na manhã de ontem. De acordo com a área de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), por volta das 7h a balsa atracou no cais 103 para o embarque. A operação deve durar até o meio dia de hoje.

Jaqueta - Outro equipamento da Vale, destinado à construção do Píer IV, foi montado na área de operações do Itaqui, em outubro do ano passado. Trata-se de um dos principais equipamentos utilizados na construção do Píer IV, uma estrutura de 110 toneladas chamada de "jaqueta", termo técnico usado para designar a plataforma de trabalho para cravação de estacas. O equipamento foi armado no cais sul do Porto do Itaqui, mais precisamente no Berço 102, e depois transportado para o canteiro da obra. Para fazer o transporte da estrutura, a balsa Superpesa II atracou entre os berços 102 e 103 do Itaqui para a operação, que precisou da ajuda de três rebocadores.

No dia 6 deste mês, a Vale divulgou já ter construído 900 metros da ponte de acesso do Píer IV. Quando concluída, a ponte terá 1.620 metros de comprimento. Segundo a empresa, o atracadouro é a maior obra de infra-estrutura portuária da America Latina, e será capaz de movimentar até 100 milhões de toneladas de minério por ano.

A obra do Píer IV teve início no segundo semestre do ano passado. A estimativa de término das obras é em 2014. No entanto, já no segundo semestre de 2012 um berço do Píer IV deve entrar parcialmente em operação. O custo estimado da obra é de R$ 400 milhões.

 

(O ESTADO DO MARANHÃO; ED. 17.686; PORTOS – PÁG. 10)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621