Cais do Porto do Itaqui vai ser ampliado no próximo ano

03-12-2010 10:49

O Porto do Itaqui deve passar por algumas mudanças no próximo ano, segundo informações do setor portuário maranhense, com a construção de novos atracadouros e a demolição do armazém de carga geral localizado no berço 102, eventualmente substituído por uma nova estrutura.

Neste ano, foi concluída a primeira fase do processo de dragagem dos berços 100 (em construção), 101, 102 e 103, além da dragagem da retroárea dos berços 100 e 101. Também foi concluída a obra de recuperação total de um trecho de 46 metros do berço 102. Neste caso, foram executados serviços de drenagem pluvial; foi concluída toda a pavimentação em blocos intertravados. Cabe ressaltar que a construção do berço 100, iniciada neste semestre, tem prazo de conclusão marcado para julho de 2011.

O próximo passo é a recuperação do berço 101 e a instalação de trilhos para portêineres (pórticos semelhantes a guindastes para movimentação de contêineres nos berços 101 e 102), que deve ser feito em 2011. A Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Itaqui, negocia com operadoras de navios porta-contêineres, como a CMA CGM e a Log-In, a implantação de uma linha regular desse tipo de transporte.

Outro projeto para 2011 no Porto do Itaqui é a construção do berço 108, na porção norte. Este ano, já foi realizada a sondagem dos canteiros; detalhamento e especificação do canteiro e revisão da planilha orçamentária em função das novas sondagens. A elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTE) está em andamento. A construção dos berços 99 e 98, na porção sul do Itaqui, está em fase de estudos.

Demolição - Uma proposta em fase de discussão na diretoria da Emap é a demolição do Armazém de Carga Geral, localizado no berço 102. O armazém foi construído na década de 1970 e, atualmente, está com o telhado deteriorado, estrutura metálica de sustentação comprometida e o piso precisa ser substituído.

A estrutura tem 7,5 mil m² de área construída e está localizada muito próxima ao berço de atracação, prática comum na época de sua construção, pois facilitava as operações de carga e descarga. Esta configuração, atualmente, é considerada ultrapassada, pois impede a utilização de equipamentos de grande porte nas operações de navios, especialmente porta-contêineres.

Entretanto, segundo operadores portuários, a demolição do velho armazém só deve acontecer depois de construído um novo, em uma área mais distante do cais de acostagem e que atenda às necessidades da Receita Federal e demais usuários do porto.

A demolição do atual armazém precisa ser homologada pelo Conselho da Autoridade Portuária (CAP) do Porto do Itaqui, e também é necessária autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Orçamento - O Conselho de Administração (Consad) da Emap já analisou a proposta orçamentária para 2011, que contempla um incremento de 4,82% em relação ao orçamento deste ano. O orçamento 2011 estima as receitas do Porto do Itaqui em R$ 109,9 milhões. A previsão de receita foi desmembrada em operacional (R$ 106,9 milhões) e não-operacional (R$ 3,0 milhões). As despesas foram desdobradas em R$ 15,8 milhões para "Pessoal e Encargos Sociais", R$ 44 milhões para "Outras Despesas Correntes", e R$ R$ 50,1 milhões para os dispêndios de capital (investimentos). (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Portos - pág. 08)

 

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