Capitania dos Portos terá novo comandante amanhã

19-01-2012 09:03

Nelson Calmon Bahia passará o comando para Jair dos Santos Oliveira, depois de dois anos à frente da autoridade marítima do Maranhão

ACapitania dos Portos do Maranhão (CPMA) terá um novo comandante a partir de amanhã. O Capitão de Mar e Guerra (CMG) Nelson Ricardo Calmon Bahia passará o comando para o CMG Jair dos Santos Oliveira, em solenidade marcada para as 10h no Complexo do Jenipapeiro, localizado na Avenida Beira-Mar. Calmon Bahia comandou a CPMA no biênio 2010/2011.

À frente da CPMA, Calmon Bahia avaliou como complexo e diversificado o trabalho da autoridade marítima no Maranhão e ressaltou como de grande importância os esforços envidados no setor de segurança do tráfego aquaviário, implantando uma campanha com o lema “Educar antes de punir”.

Nesse sentido, o comandante da capitania afirmou ter alcançado êxito na campanha. "Foram frequentes os telefonemas de pessoas fazendo denúncias e algumas delas, entretanto, não tinham relação direta com o trabalho da capitania, como reclamações de preços de passagens de ferry-boat. Mas isso demonstrou uma maior confiança da população em informar irregularidades no setor de pesca e também no de transporte de passageiros", disse Calmon Bahia.

Profissionalização - Na gestão do CMG Calmon Bahia na CPMA, foram certificados 625 aquaviários em 2010 e mais 619 em 2011 nos cursos de ensino profissional marítimo, realizados em São Luís e no interior do estado. "Foi uma grande satisfação ver o semblante dos pescadores, muitos deles com muitos anos de experiência no mar, contentes em receber o certificado, a habilitação como aquaviário. Apesar de entenderem bastante de navegação, muitos pescadores não tinham as noções de segurança necessárias à atividade exercida", ressaltou o Capitão dos Portos.

Calmon Bahia ressaltou que, como reflexo do trabalho da CPMA, poucos foram os acidentes ocorridos durante a sua gestão. "Foram cerca de seis ocorrências. Um número pequeno, considerando as dimensões geográficas do Maranhão e o grande número de embarcações. Para se ter uma ideia, um levantamento feito em conjunto com o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária [Mapa] em 2010 revelou a existência de 5 mil barcos de pesca ainda sem registro no estado", declarou.

Cargueiros - Em relação ao trabalho de fiscalização da Marinha Mercante, Calmon Bahia afirmou estar satisfeito com as operações realizadas pelo grupo de vistoria e inspeção da CPMA durante a sua gestão. Ano passado, cerca de 1,6 mil navios mercantes atracaram no setor portuário de São Luís e estima-se que este ano o número de embarcações seja maior.

"Os portos de São Luís estão crescendo. O Itaqui deve inaugurar em breve o berço 100 e já anunciou a construção do berço 108. O Terminal Portuário Ponta da Madeira está construindo o Píer IV e há também o projeto do Terminal Portuário do Mearim. Com isso, certamente a demanda de fiscalizações da Capitania vai crescer substancialmente e precisamos estar preparados para isso", analisou o Capitão dos Portos, CMG Calmon Bahia. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621