Casa Cor abre suas portas na capital maranhense

02-02-2011 15:16

 

A capital maranhense recebe pela primeira vez a Casa Cor, maior exposição de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e segunda maior do mundo. Trazida para São Luís pelos empresários Henrique Almeida e Adalberto Teobaldo, a Casa Cor abriu suas portas para o grande público ontem e estará funcionando até o dia 13 de março, com o tema “Dia a dia com tecnologia”. A Casa Cor buscou dar destaque também para a composição dos ambientes com objetos regionais, valorizando a cultura local e a questão paisagística, que valorizou e muito a arquitetura da casa.

Localizada no Quintas do Calhau, com vista para o mar, uma casa real foi transformada para o evento. Nela, o público poderá apreciar mais de 50 ambientes projetados por arquitetos maranhenses e de outros estados que criaram os mais diferentes e sofisticados espaços, aproveitando todos os cantos da Mansão Casa Cor.

Importância – Esse é o primeiro ano da Casa Cor Maranhão e um acontecimento único para os profissionais da área, como ressalta a arquiteta da Casa Cor Maranhão, Eloilma Diógenes, “a dimensão da Casa Cor é algo grandioso e uma ótima oportunidade de mostrar nosso trabalho. Esse evento é uma conquista importante para nós, profissionais da área, que buscamos imprimir em cada projeto um pouco da nossa personalidade e conhecimento. Nada mais gratificante e prazeroso que poder mostrar isso ao público”.

Dentro de todo esse contexto arquitetônico o evento tem um importante espaço, que aproxima a natureza, da vida urbana das cidades. São os projetos paisagísticos, que podem ser encontrados em muitos cantos da construção, compondo a moldura da obra.

Fachada da Casa Cor – O primeiro projeto paisagístico da Casa Cor Maranhão ficou a cargo da equipe de arquitetas da Franere, que buscaram inspiração nos movimentos naturais, com curvas sinuosas pelos jardins, que se harmonizam com as plantas e a iluminação utilizada. A arquiteta que assina o projeto, Eloilma, alegou que fazer esse projeto foi um desafio “a arquitetura tem hoje muitos ramos, e em geral estamos acostumados a trabalhar com os projetos em ambientes fechados e recebi esse projeto de paisagismo como uma missão, pois fazer parecer simples um projeto que envolve tantos elementos naturais é uma tarefa difícil. Hoje o paisagismo se funde às construções, o verde realça as formas, disfarça as imperfeições, rompe a rigidez dos materiais. Deve ser estudado e elaborado para que possa valorizar ainda mais o projeto arquitetônico e sua finalidade.”, afirma a arquiteta.

A Casa Cor é uma iniciativa arrojada, que reflete bem o momento de crescimento imobiliário que São Luís vem tendo. Então para coroar esse momento nada mais oportuno do que a vinda da Casa Cor, uma grande exposição aguardada por todos que apreciam o bom gosto e a sofisticação nos ambientes.

 

(Fontes: JORNAL PEQUENO, Ed. 23.581, Geral – pág. 13)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621