Castelo recebe visita do presidente mundial da Alcoa acompanhado de comitiva

07-06-2012 08:38

O prefeito de São Luís, João Castelo, recebeu, na manhã desta quarta-feira (06), em seu gabinete, no Palácio La Ravardière, o presidente mundial da Alcoa, Klaus Kleinfeld, e o presidente da Alcoa para a América Latina e Caribe, Franklin Feder. Os dois executivos, acompanhados de sua comitiva, realizaram uma visita de cortesia ao chefe do executivo municipal e aproveitaram para estreitar o relacionamento mantido entre a empresa multinacional e o executivo municipal.

Ao recebê-los, João Castelo destacou que a Alcoa sempre foi uma excelente parceira não só de São Luís, mas também de todo o Estado. “Fico satisfeito de ter vocês aqui; é uma honra muito grande”, saudou. Durante a conversa, o prefeito fez um resgate da parceria, firmada com a Alcoa, na década de 80, quando ele foi governador do Estado, para a instalação da empresa na capital maranhense.

“Sempre tivemos um entendimento excelente”, afirmou Castelo. A Alcoa (uma das líderes mundiais na produção de alumínio) é, ao lado da Rio Tinto Alcan e BHP Billiton, uma das empresas que formam o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), em São Luís, um dos maiores complexos do mundo para produção de alumínio primário e alumina.

O presidente da Alcoa para a América Latina e Caribe reconheceu o empenho de João Castelo, na década de 80, para a viabilização do projeto. “Ele teve participação decisiva para a instalação da empresa aqui”, revelou. O Consórcio tem 96% de funcionários maranhenses e centenas de fornecedores locais, com uma produção que vem sendo superada a cada ano, com a geração de milhares de empregos e ajudando no fortalecimento da economia do Maranhão.

Feder lembrou que, na década de 70, pelo fato dos custos de energia elétrica nas fábricas de fundição dos Estados Unidos terem aumentado 400% durante essa década, pela escassez e devido ao embargo do petróleo, a empresa decidiu se expandir. Entre os países, estava em vista o Brasil.

“Ao tomar conhecimento que a Alcoa estava querendo se instalar no país, o governador João Castelo envidou todos os esforços e deu toda a atenção possível, proporcionando toda a infraestrutura necessária para que viéssemos para o Maranhão”, relatou o presidente da Alcoa para a América Latina e Caribe, Franklin Feder. Foi com a parceria da Alcoa que o então governador João Castelo implantou e desenvolveu o Sistema Italuís.

 

Participaram da reunião também o diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa, Marcelo Lomelino; o vice-presidente Global de Relações Governamentais da Alcoa, Daniel Cruise; o presidente do Grupo Global da divisão de Produtos Primários da Alcoa, Chris Ayers; o presidente regional do Grupo Global de Produtos Primários da Alcoa, Marcos Ramos; o diretor de Operações da Alumar, Nilson Ferraz; a gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e gerenciamento do sistema de Gestão da Alumar, Dulcimar Melo Soares; o diretor de Excelência Operacional da produção de metal da Alumar, João Bayma; além dos secretários municipais Maria do Amparo (Planejamento e Desenvolvimento), Liviomar Macatrão (Turismo), Marcos Aurélio Freitas (Obras e Serviços Públicos), Edwin Jinkings (Comunicação) e o procurador geral do Município, Francisco Coelho Filho.

Na conversa com o presidente mundial da Alcoa, João Castelo falou um pouco da programação dos 400 anos de fundação de São Luís. Bastante receptivo e bem à vontade, Kleinfeld aproveitou para parabenizar a cidade e disse que estava feliz de estar com o prefeito e os membros da sua equipe.“Estou gostando muito. A cidade está bem diferente de quando estive aqui há três anos. Ela ‘está correndo muito rápido’, a cidade está muito bem”,observou.

 Reunião com Dilma O presidente mundial da Alcoa e o presidente para América Latina e Caribe estiveram reunidos ontem com a presidente Dilma Rousseff. O objetivo do encontro foi conversar sobre a competitividade da indústria brasileira, o custo de energia e seu impacto sobre a viabilidade das operações da companhia no País. A empresa está confiante que este problema tornou-se uma prioridade para o Governo e que medidas efetivas para assegurar a competitividade da indústria do alumínio no Brasil serão tomadas brevemente.

Com 46 anos de Brasil, a Alcoa atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. No Maranhão, a empresa investiu 5 bilhões nos últimos dez anos e cerca de 10 bilhões desde o início da década de 80.

Ao final do encontro, os presentes foram agraciados, pelo prefeito João Castelo, com uma lembrança composta de uma miniatura de Bumba meu boi, um livro sobre os 400 anos de São Luís e objetos da arte popular maranhense. (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621