Ceste faz doação de 12 caminhões compactadores
Estreito – Os 12 municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito) receberam do Consórcio Estreito Energia (Ceste) um caminhão compactador de lixo.
A doação integra um projeto maior que prevê a construção de aterros sanitários nessas cidades, localizadas nos estados do Maranhão e Tocantins, e ainda a implantação de uma política de reaproveitamento dos resíduos sólidos produzidos por essas localidades.
Essa prática ofertará oportunidades de empregos de modo a melhorar a renda familiar das pessoas que atuarão nesse processo.
O gerente de Meio Ambiente e Relações Institucionais do Ceste, Isac Braz Cunha, disse que pela primeira vez a maioria desses municípios terá a oportunidade de receber um equipamento como esse. Salientou ainda que o chamado “lixo” produzido pelos municípios não é uma responsabilidade somente do gestor, mas também de cada morador.
“Por isso, existe a necessidade de um trabalho eficaz de educação ambiental nessas cidades, do qual o Ceste será parceiro”, assegurou o gerente.
Isac Braz destacou também que por meio desta ação realizada pelo consórcio os gestores dos 12 municípios da área de abrangência da Usina de Estreito - Estreito e Carolina (MA) e Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins (TO) – estão se antecipando à implantação da Lei nº 12.305/10, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Plano - Essa lei estabelece que cada município deverá elaborar o seu Plano de Gestão Integrada de Resíduos, onde o material descartado pela sociedade e todos os envolvidos (como sistemas de coleta seletiva, cooperativas, triagem e tratamento dos resíduos, por exemplo) são regulamentados de maneira compartilhada.
“Como outros municípios brasileiros, Estreito não tem condições financeiras de adquirir todos os equipamentos necessários ”, assegurou o prefeito José Coelho. (Fonte: O Estado do Maranhão)