Ceste doa imóvel a barqueiros da área da Hidrelétrica Estreito
Sede da Associação dos Barqueiros tem 550m² e foi planejada para realização de eventos
Estreito - O Consórcio Estreito Energia (Ceste) doou para a Associação dos Barqueiros de Estreito no Maranhão (Abema) um espaço físico onde já se encontra em funcionamento a nova sede da entidade.
Com infraestrutura permanente de 550m², o espaço foi planejado para a realização de capacitação, oficinas e eventos. O local é constituído de salas de aula e de informática, auditório para reuniões, área específica para oficina de manutenção de barcos e motores, escritórios, sala de reuniões, cozinha/bar, despensa, bilheteria, banheiros, entre outros. A doação integra o Projeto Investimento Social Estreito (ISE), executado pelo Ceste.
Com estrutura completa e equipada, os barqueiros disporão de um efetivo suporte ao turismo náutico no lago da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).
A iniciativa do Ceste tem como meta inserir os barqueiros do município de Estreito no competitivo mercado, gerando ocupação, renda e um direcionamento profissional, este último realizado por meio das oficinas oferecidas na região, como a de Mecânica de Motores para Embarcações Fluviais; Gestão Financeira; Marketing/Vendas/Atendimento e Gestão de Qualidade, previstas para serem executadas este ano.
O projeto visa criar um espaço permanente para realização de capacitações, eventos, execução de práticas pedagógicas, cursos de informática e oficina para manutenção de barcos e motores.
Parceria - Além de capacitação profissional, já vêm sendo também ministradas aulas, por meio da parceria do Ceste com a Organização Não Governamental (ONG) Alfabetização Solidária (Alfasol), onde as salas de aula já estão em funcionamento, contando atualmente com 80 alunos do Projeto de Alfabetização Telesol, que atende aos associados e também à comunidade.
“A doação de um espaço estruturado, dando incentivo aos barqueiros, tem como finalidade equipar o trabalho deles com as ferramentas necessárias. A ação, além de proporcionar o meio para que o desenvolvimento regional sustentável aconteça, gerando principalmente renda e ocupação para as pessoas, também se estende a toda a comunidade, que ganha um espaço para realizar atividades e capacitações desenvolvidas na sede da Abema”, disse a gerente de Projetos Sociais do consórcio, Lorena Durão.
O presidente da Abema, Adilon Pereira dos Santos, incluiu em seu discurso o agradecimento ao consórcio por ter levado ao Município de Estreito mais oportunidade de renda e de educação. (Fonte: O Estado do Maranhão)