Cetecma está oferecendo novos cursos aos caxienses

20-05-2011 14:17

 

Caxias - O Centro de Capacitação Tecnológica (Cetecma) está oferecendo novos cursos aos jovens caxienses. Foram abertas esta semana seis turmas na área de eletrônica com 192 alunos que frequentam as aulas que são ministradas em turnos diferentes.

Os cursos de Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Instalações Elétricas são ministrados em parceria firmada com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e fazem parte do projeto do Governo do Estado, ‘Maranhão Profissional’ lançado semana passada pela governadora Roseana Sarney.

“Estamos trabalhando em um sistema de parcerias. O Sine é quem faz hoje o cadastramento dos alunos que frequentarão os cursos e nós cedemos espaço e infraestrutura necessária”, informou a coordenadora do Cetecma de Caxias, Karla Simone Costa.

Os cursos terão duração de 120 horas. Além de se adequarem às necessidades das vagas de trabalho que serão abertas em todo o Maranhão, os cursos atendem à procura pela mão-de-obra local.

O ponto forte em vagas no mercado de trabalho hoje em Caxias é a construção civil. Segundo a coordenadora do centro, a previsão é de que até o mês de julho seja aberto um novo curso, desta vez, voltado para área de Segurança no Trabalho.

Os outros cursos técnicos que eram oferecidos pelo Centro Tecnológico aos estudantes que concluíam o ensino médio devem voltar a fazer parte da grade da instituição no começo do próximo semestre.

Reestruturação - O centro está passando por uma reestruturação e, ao contrário do que chegou a ser noticiado pela imprensa local, não está com os seus trabalhos suspensos.

“Aos poucos, as atividades estão sendo normalizadas. Dos cursos que eram oferecidos, apenas o de Agroindústria não teve a carga horária concluída porque faltou o estágio supervisionado. Assim que houver o reinício das aulas, nós faremos a convocação para saber quais os matriculados ainda têm interesse em participar dos cursos”, adiantou a coordenadora.

O Cetecma hoje é um dos responsáveis pela qualificação de diversos estudantes concludentes do ensino médio. Mais de 10 cursos profissionalizantes foram oferecidos pela instituição no ano passado, até mesmo MBA em gestão escolar, que reúne no ensino a distância 78 alunos de diversas cidades vizinhas.

O Centro de Capacitação Tecnológica foi criado em 2002 e funciona nas dependências do Centro de Cultura José Sarney, no Centro da cidade. Todos os cursos oferecidos no pólo de Caxias são gratuitos. Mais de 3 mil jovens já foram qualificados.

O Maranhão já instalou 10 pólos do Cetecmas na capital e no interior. Na segunda-feira (17), foi anunciada a construção de mais 11 centros e, de acordo com Luís Fernando Silva, mais 3 centros estão em fase de conclusão, totalizando 24 Centros. A expectativa é de que nos próximos quatro anos sejam capacitados mais de 400 mil jovens maranhenses por meio do Programa Maranhão Profissional. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621