Chega a 10 o número de navios da classe Valemax que já estão em operação

11-05-2012 08:32

 

Maiores cargueiros do mundo destinados ao transporte de minério vão compor uma frota de 35 embarcações.

Levantamento feito em sites especializados em assuntos marítimos revela a existência de 10 cargueiros da classe Valemax, os maiores navios de transporte de minérios (mineraleiros) do mundo, com capacidade de carga de 390 mil toneladas e peso bruto de 400 mil toneladas. A frota de Valemax, embarcações encomendadas pela mineradora Vale, deve chegar a 35 unidades, encomendadas a estaleiros da China e da Coreia do Sul.

O primeiro Valemax, o Vale Brasil, entrou em operação no primeiro semestre de 2011, carregando minério de ferro no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), em São Luís (MA), onde devem atracar os navios dessa classe. Além do TPPM, há também o porto de Tubarão, no Espírito Santo, que já recebeu o Vale Rio de Janeiro, em janeiro deste ano.

Por enquanto, no TPPM, as operações com Valemax estão sendo realizadas no Píer I, mas os navios deverão atracar nos dois berços do Píer IV, que está em construção e deve entrar em operação no início de 2013.

Um fato curioso sobre os Valemax é que um deles, o Vale Itália, inicialmente seria batizado como Vale São Luís, em homenagem à capital do Maranhão, onde foi construído o TPPM e por onde é escoada a produção da mina de Carajás (PA) - cerca de 100 milhões de toneladas/ano.

Outro destaque é o Vale Beijing, o primeiro da classe a sofrer um acidente, ocorrido em 3 de dezembro de 2011, em sua viagem inaugural. Programado para carregar cerca de 380 mil toneladas de minério, teve a operação suspensa quando ocorreram rachaduras nos tanques de lastro de popa, ao atingir um volume de 260 mil toneladas nos seus porões. O navio foi retirado do TPPM e fundeado na Baía de São Marcos, onde foram feitos reparos de emergência. Em fevereiro deste ano, o cargueiro seguiu para Omã, na Península Arábica, onde foi descarregado e, em fins de março, foi atracado num estaleiro da Coreia do Sul para o conserto definitivo.

Lançados - Além dos Valemax que já estão em serviço, há mais oito navios dessa classe lançados, ou seja, já foram construídos, estão em testes de mar ou à espera de regularização de documentos para entrarem em operação. Há também mais três Valemax em construção: Vale Espírito Santo, Vale Shinas e Vale Saham, com estimativa de lançamento ainda neste ano. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621