Chega a 16 o número de navios da classe Valemax que já estão em operação
Maiores cargueiros do mundo, destinados ao transporte de minério, vão compor uma frota de 35 embarcações.
Sites especializados no universo marítimo revelam a existência de 16 cargueiros da classe Valemax em operação. Há anda 12 embarcações que estão em construção ou em testes de mar. São os maiores navios de transporte de minérios (ore carrier, ou mineraleiros, em tradução livre) do mundo, com capacidade de carga de até 390 mil toneladas e peso bruto de até 400 mil toneladas. A frota de Valemax deve chegar a 35 unidades, encomendadas a estaleiros da China e da Coreia do Sul.
Até ontem, na Baía de São Marcos, estavam fundeados dois Valemaxes: o Vale Brasil e o Vale Dalian, este último, até o fim da tarde, estava em manobra de aproximação da zona portuária de São Luís.
O primeiro Valemax, o Vale Brasil, entrou em operação no primeiro semestre de 2011, carregando minério de ferro no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), em São Luís (MA), onde devem atracar os navios dessa classe. Além do TPPM, há também o porto de Tubarão, no Espírito Santo, que recebeu o Vale Rio de Janeiro, em janeiro deste ano.
Por enquanto, no TPPM, as operações com Valemax estão sendo realizadas no Píer I, mas os navios deverão atracar nos dois berços do Píer IV, que está em construção e deve entrar em operação no início de 2013.
Um destaque da história dos Valemaxes é o Vale Beijing, o primeiro da classe a sofrer um acidente, ocorrido em 3 de dezembro de 2011, em sua viagem inaugural. Programado para carregar cerca de 380 mil toneladas de minério, teve a operação suspensa quando ocorreram rachaduras nos tanques de lastro de popa, ao atingir um volume de 260 mil toneladas nos seus porões. O navio foi retirado do TPPM e fundeado na Baía de São Marcos, onde foram feitos reparos de emergência. Em fevereiro deste ano, o cargueiro seguiu para Omã, na Península Arábica, onde foi descarregado. Em fins de março, foi atracado num estaleiro da Coreia do Sul para o conserto definitivo.
Atualmente, o Vale Beijing está a caminho do TPPM, com previsão de chegada à Baía de São Marcos para o dia 31 deste mês e atracação programada para o dia 12 de agosto. No site da Vale, há o aviso de que a programação pode ser modificada a qualquer momento, conforme conveniências operacionais da empresa.
Lançados - Além dos Valemax que já estão em serviço, há mais 12 navios dessa classe lançados, ou seja, estão em construção ou já foram construídos. Estão em testes de mar ou à espera de regularização de documentos para entrarem em operação.
Da classe Valemax, são considerados os navios que sucederam em capacidade de carga o Berge Stahl, que por mais de 20 anos foi tido como o maior mineraleiro do mundo, com capacidade de carga de 355 mil toneladas. Atualmente, menores do que os Valemax, há três sob a classicação Berge em operação, com capacidade de carga que varia de 360 mil toneladas a 390 mil toneladas. São eles: Berge Everest, Berge Aconcágua e Berge Jaya. Há também o Berge Neblina, que está em fase de construção.
Valemaxes
Em operação
Berge Aconcágua
Berge Everest
Berge Jaya
Vale Beijing
Vale Brasil
Vale Carajás
Vale China
Vale Dalian
Vale Dongjiakou
Vale Hebei
Vale Italia
Vale Liwa
Vale Malaysia
Vale Minas Gerais
Vale Qingdao
Vale Rio de Janeiro
Lançados
Berge Neblina
Vale Caofeidian
Vale Jiangsu
Vale Korea
Vale Majishan
Vale Ningbo
Vale Rizhao
Vale Saham
Vale Shandong
Vale Shangai
Vale Shinas
Vale Tianjin
(Fonte: O Estado do Maranhão)