CLA deve lançar foguete Orion no próximo sábado

30-11-2010 10:57

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deve lançar, no próximo sábado (4), o foguete Orion V3, como parte da Operação Maracati II, que deve durar, aproximadamente, 30 dias. A operação foi iniciada no dia 16 deste mês.

A operação tem como objetivo lançar e rastrear os foguetes Orion e VSB-30. A fase inicial, na qual será lançado o Orion V3, tem como finalidade o treinamento e preparação do CLA para o lançamento do VSB-30 V7, segunda fase da operação. O lançamento do VSB-30 tem como objetivo a monitoração e recuperação de sua carga útil, denominada MicroG1A, da Agência Espacial Alemã (DLR Moraba), na qual serão embarcados experimentos da Agência Espacial Brasileira (AEB). O foguete levará, ao espaço, também nove experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras.

O Orion é um foguete de treinamento, monoestágio, projetado pela Agência Espacial Alemã e que será lançado no Brasil pela terceira vez. O primeiro vôo de demonstração foi realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), em 2008, durante a Operação Parelhas, e o segundo aconteceu no CLA, em maio de 2009, durante a Operação Maracati I.

O vôo do Orion V3 depende, exclusivamente, da instalação de equipamento da Agência Espacial Alemã essencial para os vôos a serem realizados.

VSB-30 - Foi aprovada a carga útil que será lançada pelo foguete VSB-30, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, como parte da operação Maracati II. Desde a última quinta-feira (25), teve início os testes de vibração da carga útil, no laboratório da Divisão de Integração e Ensaios (AIE), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O ensaio de vibração contou com a presença de pesquisadores de nove universidades e instituições brasileiras para a verificação de cada um dos experimentos, já acoplados à carga útil. Todos os experimentos tiveram bom funcionamento.

Com o sucesso do ensaio, a desmontagem da configuração de testes foi liberada para dar início ao empacotamento da carga útil para ser enviada ao CLA. A viagem, que estava prevista para ontem, deve levar 31 pessoas para Alcântara, entre elas três alemães da DLR Moraba - a agência espacial alemã -, todos envolvidos nos testes com a carga útil do VSB-30.

O lançamento do VSB-30 deve ocorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro.

O VSB-30 é um foguete de dois estágios, resultado de um projeto de desenvolvimento conjunto entre o IAE e o DLR. O veículo tem 0,56 metros de diâmetro e 12,7 metros de comprimento, sendo sua missão básica disponibilizar seis minutos em ambiente de microgravidade. (O Estado do Maranhão; Caderno Cidades; Geral - pág. 05)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621