CLA lança foguete de treinamento, que não atinge apogeu esperado

01-09-2011 09:37

Não alcançou o apogeu esperado o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) lançado ontem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), como continuidade da Operação Fogtrein II 2011. O resultado não atrapalha o programa espacial de treinamento do CLA, que tentará corrigir as possíveis falhas durante o lançamento de outro FTI previsto para amanhã.

O FTI, que está em fase de certificação para fins comerciais, alcançou um apogeu de 39.181 m e uma distância de 50,9 km num voo que durou 3,10 minutos. O Centro esperava um apogeu de 52 metros, 13 metros a mais do que foi registrado. O foguete caiu em alto mar, numa área previamente isolada pelo CLA. “Houve um desempenho menor do que o esperado do veículo, o que nos leva a verificar o que aconteceu na sua dinâmica do voo”, disse o coronel Ricardo Rangel, diretor do CLA.

De acordo com o coronel Rangel, o fato de o FTI não ter alcançado o apogeu não atrapalha a preparação do Centro para operar o Veículo Lançador de Satélites (VLS), previsto para 2012 ou 2013. “Qualquer lançamento feito pelo CLA visa preparar os meios. A identificação de qualquer falha, portanto, nos leva a corrigir o problema. Esse é um passo que ajuda a nos preparar para os próximos lançamentos”, enfatizou.

Ele falou que a expectativa é de sucesso para o lançamento do FTI previsto para amanhã. “Temos a intenção de fazermos o lançamento nas mesmas condições que fizemos este, até para testar novamente o veículo. A ideia é de que ele seja lançado a uma elevação de 72º com previsão de atingir 52 km”, afirmou.

Tecnologia - O objetivo do CLA para 2012 é expandir esse tipo de tecnologia (FTI) para outros países, o que fortalecerá o projeto espacial do Brasil. O projeto do FTI foi iniciado em 2008 com uma tecnologia que abrangia outra especificidade técnica de veículo. A atenção, nos primeiros meses, se voltou à carga útil do equipamento, o que permitiu o desenvolvimento da tecnologia do Foguete de Treinamento Básico (FTB) para o FTI, elaborado com êxito.

Com a consolidação da tecnologia, a maior vantagem para o país diz respeito à possibilidade de colocar satélites em órbita. Com isso, há avanços científicos e na concretização de parcerias com outros países e a possibilidade de comercialização dos veículos com os demais centros de lançamentos de foguetes do mundo.

Fogtrein – A Operação Fogtrein II 2011 é a segunda de cinco que serão realizadas este ano. No ano passado, o CLA realizou sete lançamentos, todos bem-sucedidos. Inicialmente, estavam previstos para este ano 14 lançamentos, mas foram reduzidos a oito devido ao corte no orçamento, de R$ 50 milhões, destinado à Ciência e Tecnologia.

O corte no orçamento, no entanto, não prejudica o CLA para o desenvolvimento e lançamento do VLS, previsto para os anos de 2012 e 2013 na nova Torre Móvel de Integração (TMI), que deverá ser entregue no primeiro semestre de 2012. O lançamento de FTB e FTI visam especificamente o aperfeiçoamento e o lançamento do projeto VSL.

Em julho do ano passado, quando a TMI foi apresentada pela primeira vez à imprensa, apenas a estrutura estava concluída. Hoje, os sistemas estão em fase de instalação no entorno da plataforma e já foram colocadas torres para proteção de descargas elétricas causadas por raios e para medição de ventos. A obra da TMI, orçada em R$ 44 milhões, encontra-se na etapa de acabamentos eletrônicos e fase de comunicação dos sistemas da casamata e a casa de apoio. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621