CNT sugere 21 projetos para solucionar “gargalos” de logística no estado

27-02-2011 21:34

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou o Plano CNT de Transporte e Logística 2011, que disponibiliza um retrato atualizado da situação da infra-estrutura logística do país e propõe soluções para os “gargalos” que dificultam o pleno desenvolvimento econômico. No geral, o estudo da CNT apresenta 748 projetos considerados essenciais para a infra-estrutura de transporte no país, com análise por estado. Para o Maranhão, são sugeridos 21 projetos em 20 municípios, que resultam em um investimento mínimo de R$ 11,26 bilhões. Muitos destes já tramitam em alguma esfera governamental.

O plano faz um detalhamento de todo os modais de transporte (porto, aeroportos, ferrovias, hidrovias e rodovias) do Maranhão e sugere diversas intervenções. O estado é citado no estudo como o detentor do segundo porto brasileiro em movimentação de cargas, o Porto do Itaqui, para o qual é sugerida ampliação, de modo a aumentar a capacidade operacional portuária e retroportuária, bem como a dragagem para permitir a atracação de embarcações de maior calado com segurança.

Outros projetos sugeridos que merecem destaque são a construção de duas variantes ferroviárias – uma entre os municípios de Imperatriz e Salgueiro (PE), e outra ligando Açailândia ao Porto de Espadarte (PA); a recuperação dos pavimentos da BR-222 entre Açailândia e Miranda do Norte, e da BR-316, entre Timon e Santa Maria do Pará; e, nas proximidades da Hidrovia Araguaia-Tocantins; a construção de um terminal intermodal no município de Porto Franco e a ampliação do terminal intermodal de Imperatriz.

Na justificativa para a construção da ferrovia entre Imperatriz e Salgueiro, a CNT cita que o objetivo é integrar Imperatriz com Juazeiro (BA), compondo a Ferrovia Transnordestina e oferecendo uma opção para o escoamento da produção agrícola do sul do estado. O estudo destaca que esta obra tem grande potencial para a integração entre os modais ferroviário e hidroviário, já que Imperatriz está situada junto à Hidrovia do Tocantins, enquanto que por Juazeiro passa também a Hidrovia do Rio São Francisco.

No estudo, é ressaltado que, embora o fluxo ferroviário de cargas no oeste do Maranhão seja grande, a maior parte é de minério de ferro. Já o transporte de pessoas, bem como o de grãos, carnes e outros bens de consumo, é feito por meio de rodovias. Por este motivo, são sugeridas várias obras de recuperação de pavimento e de implantação de faixas adicionais nas infra-estruturas rodoviárias, consideradas pela CNT importantes para a integração regional.

Assim, são sugeridas recuperações de pavimentação nas rodovias federais BR-222, BR-226, BR-230, BR-308 e BR-316, além das estaduais MA-006, MA-034, MA-106, MA-230 e MA-345. Em todas estas rodovias, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias, realizado em 2009, foi constatada a condição deficiente ou ruim da pavimentação. O plano sugere ainda a implantação de faixas adicionais em 337 quilômetros da BR-010; a pavimentação de 100 quilômetros da BR-226 e a construção da BR-235, em uma extensão de 130 quilômetros.

Hidrovias – Em relação à infra-estrutura hidroviária na região oeste do estado, é sugerida a construção da eclusa de Serra Quebrada, na Hidrovia do Tocantins, com o objetivo de melhorar a eclusagem (elevação de águas para subir ou descer as embarcações) da barragem e o tráfego de embarcações. São propostas ainda melhorias na mesma hidrovia entre os municípios de Miracema do Tocantins (TO) e Porto Franco para aprimorar a exportação agrícola da Região Centro-Oeste.

Para a integração dos modais de transporte e a redução dos custos logísticos, são sugeridas pela CNT obras envolvendo terminais que viabilizem a integração da Hidrovia Araguaia-Tocantins com as malhas rodoviária e ferroviária do Maranhão.

No município de Estreito, por exemplo, é proposta a ampliação do terminal intermodal que integra o Rio Tocantins, a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e as rodovias BR-010 e BR-230. Mais ao norte, é sugerida a ampliação do terminal intermodal de Imperatriz, que integra as rodovias BR-010 e BR-020, a FNS e o Rio Tocantins. O plano propõe ainda a construção de um terminal intermodal em Porto Franco para integrar as rodovias BR-010 e BR-226, o Rio Tocantins e a terceira linha planejada para a FNS.

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.728, Economia – pág. 01)

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