Coluna Bastidores: Emancipação; Vale

02-06-2011 10:29

 

1 – Já são 26 inscrições de povoados, na Assembleia Legislativa, que desejam se tornar municípios, dentro das regras estabelecidas pela resolução da mesa diretora. O presidente Arnaldo Melo (PMDB) disse ontem que o processo está em andamento e vai continuar. “Estamos fazendo a nossa parte. E vou esperar que o Tribunal de Justiça, se for provocado, dê uma posição”.

2 – Os deputados Rubens Pereira Júnior (PC do B) e Carlinhos Florêncio (PHS) participaram ontem da entrega do requerimento de emancipação do povoado Paiol do Centro, a ser desmembrado do município de Parnarama, na região Leste do Maranhão.

3 – Com um investimento de mais de R$ 8 bilhões, a Vale quer duplicar 605 km da estrada de ferro Carajás, via do minério extraído do Pará para a exportação a partir do porto da Ponta da Madeira, em São Luís. A obra aumentará a capacidade anual dos atuais 100 milhões de toneladas para 230 milhões até 2014.

 4 – No trajeto, porém, estão pelo menos 21 municípios, diversas comunidades e uma polêmica concessão ambiental baseada em um imbróglio que ilustra a fragilidade do sistema de licenciamento no país. Para prosseguir com a duplicação, a Vale obteve licenças “fragmentadas“ para a construção de três trechos que, ao todo, somam 60 quilômetros, segundo Carta Capital. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621