Coluna Estado Econômico: Construção; Petrobras; ANP

08-05-2011 11:44

 

Sindicato da construção pesada faz homenagem a empresários

O Sindicato das Indústrias de Construção Pesada do Maranhão (Sincopem) inaugurou quinta-feira passada, em solenidade realizada na sede da entidade, na Casa da Indústria, a galeria de ex-presidentes e prestou homenagens a personalidade e empresas com entrega de placas. Constam na galeria de ex-presidentes do Sincopem, Vanderlei Silva de Oliveira (1º presidente), José de Ribamar Barbosa Belo (Zeca Belo) e Francisco Carvalho (foto), que se incluiu, pois seu mandato está encerrando. Ele será sucedido por Zeca Belo. Na noite solene, o presidente e o ex-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez e Jorge Mendes, respectivamente, foram homenageados pelo Sincopem. Também receberam uma placa em reconhecimento como as empresas que mais se destacaram nos últimos 10 anos no estado, a Dalcar, Hidrosonda e Edeconcil. Após prestar as homenagens, Francisco Carvalho destacou o atual momento vivido pelo Maranhão e elogiou a governadora Roseana Sarney pelo trabalho que vem realizando para atrair investimentos para o estado. “Esperamos que a governadora, com sua sensibilidade, priorize as empresas locais na instalação desses grandes projetos”, observou. Francisco Carvalho aproveitou o momento para reafirmar suas críticas em relação à Vale, que segundo ele tem prejudicado as empresas maranhenses, e que já teria levado muitos empresários locais à falência. “A briga da empresas locais com a Vale é totalmente desigual”, acrescentou.

 

Petrobras produzirá mais etanol

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse sexta-feira que a Petrobras aumentará a sua participação na produção de etanol no país. A intenção é de que nos próximos quatro anos a produção da empresa passe dos atuais 5% do etanol consumido no país para até 15%. A política visa a evitar o aumento do preço do combustível na entressafra. Segundo Lobão, será adotada a política de uma presença mais agressiva da Petrobras na produção de etanol. “A Petrobras produz hoje cerca de 5% de todo o etanol consumido no Brasil. Vamos avançar rapidamente para produção de 10%, 12%, 15% nos próximos 3,4 anos. Com isso, a Petrobras se transforma num regulador eficiente do fornecimento e dos preços do etanol”, afirmou Lobão.

 

 

 

ANP com mais atribuições

A MP 532, publicada no Diário Oficial da União dia 29 de abril, tornou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) responsável por toda a cadeia de produção, movimentação e abastecimento de biocombustíveis (biodiesel e etanol) no país, incluindo importação e exportação de etanol. A agência terá 180 dias para adequar seus regulamentos à MP e estabelecer prazos para as empresas ajustarem-se às novas regras. A MP, na prática, incluiu os biocombustíveis nas atribuições já exercidas pela ANP na indústria de petróleo, de gás natural, e de sua cadeia de suprimentos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621