Coluna Estado Econômico: Indústria; Maranhão;

11-03-2012 10:51

Retração I

A Sondagem Industrial Maranhão divulgada sexta-feira pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) mostrou que a indústria maranhense seguiu a tendência nacional. Segundo a pesquisa, a produção industrial de janeiro caiu em relação a dezembro de 2011. No entanto, o industrial maranhense permanece otimista com os próximos seis meses e projeta aumento do emprego na indústria e da compra de matéria-prima ainda neste primeiro semestre.

Retração II

No Maranhão, o indicador registrou 40,2 pontos no primeiro mês do ano, 5,1 pontos a menos do que em dezembro de 2011. No Brasil, o índice também caiu frente ao mês anterior, marcando 45 pontos em janeiro. De acordo com a pesquisa, o resultado é amenizado pela comparação entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, meses em que ocorreram quedas mais intensas na produção da indústria maranhense, com registros de 33,1 e 35,8 pontos, respectivamente. Como no Brasil, as indústrias locais registraram, no fim de janeiro, um estoque de produtos finais acima do planejado.

 

 O Maranhão foi representado pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, no 85º Fórum Nacional do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Administração (Consad), encerrado sexta-feira em Fortaleza. A reunião dos secretários é realizada a cada três meses, tendo como objetivo promover a troca de experiências e a busca de soluções inovadoras para o aperfeiçoamento da gestão pública nos estados e no Distrito Federal.

 

A discussão sobre o desenvolvimento, a elevação da qualidade da produção e comercialização da cachaça e do mel produzidos no Maranhão reuniu Sebrae (gestor dos projetos), Fiema, Banco do Nordeste, Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e consultores, na seda da Fiemao. Na ocasião foram criados dois comitês técnicos, integrados por técnicos das entidades, para reunir informações sobre os projetos e trabalhá-los em nível empresarial e industrial, com foco no mercado. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621