Coluna Estado Econômico: MPEs; Rossi; Logística; Qualificação

20-11-2011 11:26

Sebrae quer elevar a adesão de municípios maranhenses à Lei Geral:

Enquanto aguarda-se a aprovação da Lei Geral Estadual de apoio às Micro e Pequenas Empresas pela Assembleia Legislativa, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) no Maranhão continua com ações de mobilização para aumentar o número de prefeituras adeptas da legislação em seus municípios. A partir de quinta-feira, 24, a instituição iniciará uma série de Encontros com Prefeitos Empreendedores, nos quais o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Cláudio Azevedo, e o consultor do Sebrae Nacional, Arnaldo Júnior Doso (foto), vão prestar esclarecimentos sobre os benefícios trazidos pelo tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas nos municípios. Também darão orientações sobre as providências para aprovação da legislação nas câmaras municipais. A agenda de encontros começa por Itapecuru-Mirim e Bacabal – na quinta-feira, e em Presidente Dutra – na sexta-feira. Na semana seguinte, dia 28, o evento será realizado em Caxias. Atualmente, 47% dos municípios maranhenses aprovaram a Lei Geral em suas Câmaras de Vereadores. A última cidade a sancionar a lei foi Zé Doca, que sediou o primeiro evento de sensibilização, mês passado.

 

Empreendimento Rossi:

A Rossi, uma das principais incorporadoras e construtoras do país, reuniu corretores de imóveis na última quinta-feira para anunciar o seu primeiro empreendimento em São Luís. Em consórcio com a Lastro Engenharia, a empresa construirá o Rossi Mais Rei de França. O projeto ficará localizado no bairro do Turu e tem uma área total de 30 metros quadrados. São sete torres com apartamentos de dois e três quartos. A convenção, que aconteceu no Class Eventos, contou com a particpação do saxofonista Derico, que integra o Sexteto Onze e Meia do Programa do Jô. Para iniciar sua operação no estado, a empresa estudou por dois anos o mercado maranhense. Com 30 anos de atuação, tem presença em 91 cidades do país, mais de 260 empreendimentos em construção e mais de 41 mil unidades entregues.

 

Fernando Fialho lançará Seminário de Logística:

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Antonio Brito Fialho (foto), acompanhado do secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, lançará amanhã, às 9h, o I Seminário Internacional: logística, base para o desenvolvimento sustentável. O evento será realizado no Grand São Luís Hotel, no centro de São Luís. O seminário tem como objetivo apresentar e discutir modelos, experiências e soluções voltadas para o desenvolvimento e melhoria da relação porto/cidade. O evento será realizado nos dias 29 e 30 deste mês. A palestra de abertura As transformações sociais a partir do desenvolvimento, será proferida pelo presidente do Senado Federal, José Sarney. No primeiro dia, serão proferidas palestras sobre os temas: A Logística Brasileira sob a ótica do Setor Portuário, ministrada pelo ministro de Estado da Secretaria de Portos da Presidência da República, José Leônidas Menezes Cristino; Os Desafios de um município portuário, proferida por prefeito de Santos e presidente da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), João Paulo Tavares Papa. Outro tema abordado será Os Avanços e a Sustentabilidade da Logística Brasileira, por Fernando Fialho.

 

Formação profissional:

O programa Maranhão Profissional está com inscrições abertas para 4.200 vagas no curso de Auxiliar Administrativo, que será ministrado em três turnos, nos 10 polos de Centros Tecnológicos do Maranhão (Cetecmas) espalhados pelo estado. Os interessados deverão se dirigir aos Cetecmas de seus municípios até terça-feira. De acordo com o último balanço do programa Maranhão Profissional, Fernando Lima, já são mais de 78 mil inscritos em vários cursos e há a previsão de que novas turmas, em novas áreas, sejam disponibilizadas nos próximos meses. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621