Coluna Estado Econômico_Pacto Federativo; mão de obra; luz para todos

29-02-2012 08:47

Não à guerra fiscal

Em reunião com líderes partidários, representantes dos sindicatos dos trabalhadores e empresários (CUT, Força Sindical, CNI e Fiesp, entre outros), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), propôs a votação com urgência do Projeto de Resolução 72/2010 com o objetivo de acabar com a guerra fiscal entre os Estados e defender a indústria nacional. A proposta foi recebida com aplausos. O projeto propõe alíquotas uniformes do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação). O objetivo da proposta é combater a guerra fiscal, causada pelos incentivos concedidos por alguns Estados para atrair empresas. O autor da proposta e líder do Governo, senador Romero Jucá (PMDB), disse que até o final de março o texto será submetido ao Plenário depois dos debates em audiências públicas conjuntas da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Durante a reunião, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, afirmou que a proposta de urgência na votação do projeto é um alívio para a indústria e a classe trabalhadora. Paulinho de Força, como é conhecido o parlamentar, coordenou a participação dos representantes sindicais na reunião. Todos afirmaram que o crescimento da indústria brasileira depende da aprovação do projeto. A proposta de Sarney - que lutou contra a guerra fiscal quando foi presidente da República - faz parte do seu esforço como presidente do Congresso Nacional para viabilizar as iniciativas parlamentares que reforçam o Pacto Federativo.

Mão de obra

A multinacional W-I Swaco Company, especializada em suporte a perfuração de poços de petróleo e gás, selecionou 18 maranhenses para seus quadros. Foram treinados pelo Senai-MA em eletromecânica, manutenção industrial e manutenção e trabalharão embarcados em sondas que operarão no Maranhão. A próxima fase do processo de admissão será um treinamento na principal base operacional da multinacional, localizada em Catu (BA).

Uma fatia das 400 mil ligações do Luz Para Todos autorizadas pela presidente Dilma Rousseff ao ministro Edison Lobão virá para o Maranhão. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621