Coluna Estado Maior: Licitação Tegram; Licença; Luz para todos; PAC;
Licitação para o Tegram
Importantes grupos empresariais ligados à logística e ao agronegócio nacional e internacional participam hoje da concorrência para a construção e exploração dos primeiros quatro lotes do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). O mega pacote a ser licitado corresponde à Fase 1 do empreendimento, que vai ampliar expressivamente a capacidade do Porto do Itaqui como o mais importante empório regional de escoamento de produtos gerados pelo agronegócio. A sessão está marcada para as 9h, na sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Serão abertos os envelopes com as propostas comerciais das empresas credenciadas para a construção dos lotes I, II, III e IV do complexo. O projeto Tegram integra um conjunto de obras de melhoria e expansão das instalações do Porto do Itaqui, considerado estrategicamente um dos mais importantes do país e com as condições para tornar-se um grande portal econômico regional. A construção do Tegram atende a uma demanda crescente do país para exportação de grãos. O porto maranhense deverá ser o principal portal de exportação dos grãos produzidos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Otimista com relação à licitação para a construção dos primeiros quatro lotes, o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, prevê que o Tegram entre efetivamente em operação em 2013. O otimismo do presidente da Emap está diretamente relacionado a dois fatos. O primeiro é a própria expansão do complexo portuário administrado pela empresa; e o segundo que a construção do Tegram significa a mudança do eixo de exportação nacional de grãos do Sul e Sudeste do país para o Norte-Nordeste. Vale, portanto, aguardar o resultado da licitação e, se tudo correr de acordo com o roteiro traçado, a construção do terminal.
Licença
A governadora Roseana Sarney (PMDB) se licenciará por 10 dias a partir de amanhã. Ela viajará para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, onde tratará de assuntos pessoais e aproveitará para fazer exames de rotina. Nesse período, o comando do estado ficará com o vice-governador Washington Oliveira.
Luz para Todos
Na véspera de se licenciar, a governadora Roseana Sarney participará hoje do ato em que o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) fará um balanço do Luz para Todos no Maranhão. A reunião acontecerá às 11h no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, quando serão anunciadas a marca de 300 mil ligações e a segunda etapa do programa. O ministro e a governadora assinarão o contrato do novo plano de obras no Maranhão.
PAC Rio Anil
O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes, encontra-se desde terça-feira em Brasília garimpando recursos para a conclusão da obra do PAC Rio Anil. O aporte solicitado pela governadora Roseana Sarney é no valor de R$ 49,5 milhões, que serão aplicados na finalização do sistema viário do projeto. O secretário esteve com o ministro Mário Negromonte, que se comprometeu a viabilizar o pleito.
Adiadas
O comando da Fiema adiou para o dia 21 de novembro as comemorações pelos 43 anos da entidade, inicialmente marcadas para 31 de outubro. Motivo: por motivo de força maior, o principal homenageado, o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB), não poderá estar em São Luís nessa data. A programação para o dia 21 de novembro incluirá a inauguração da Casa Solar e da unidade Sesi Indústria do Conhecimento - obras da gestão do presidente Edilson Baldez.(Fonte: O Estado do Maranhão)