Coluna Estado Maior: Minas e Energia; Fiema; Governo do Maranhão

02-05-2011 15:23

 

Plano mineral

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) tem hoje uma das audiências mais importantes com a presidente Dilma Rousseff para apresentar-lhe o Plano Nacional de Mineração (PNM), um conjunto de normas e decisões que disciplinarão a exploração mineral no país nos próximos tempos. Desde que retornou da China, o ministro Edison Lobão mergulhou nos retoques finais do documento. Ele e sua equipe da área mineral se dedicaram semanas a fio na elaboração do Plano, analisando dados, realizando pesquisas, consultando especialistas e ouvindo os segmentos da iniciativa privada que atua no setor mineral. Meticuloso e fiel às orientações da presidente Dilma Rousseff, Lobão comandou a elaboração do PNM nos mínimos detalhes. Um dos pontos centrais do Plano é que ele dá status de reservas nacionais às jazidas de minerais considerados estratégicos. De acordo com a coluna Holofote, da revista Veja, entrarão nessa categoria produtos cujo mercado mundial é dominado pelo Brasil. É o caso, por exemplo, da gigantesca reserva de minério de ferro de Carajás, explorada pela Vale e que sai do país pelo porto Ponta da Madeira, em São Luís. Ainda segundo “Veja”, o Plano Nacional Mineral propõe que as jazidas dos minerais estratégicos passem a ser exploradas segundo políticas oficiais, e não mais por interesse da iniciativa privada. Com a instituição do PNM, o senador Edison Lobão vai emplacar mais uma marca importante na sua atuação ministerial.

 

Outros tempos I

Até tempos recentes, a presença de um petista de proa num evento promovido pela Federação das Indústrias (Fiema) era considerada uma heresia. Hoje é diferente. Sexta-feira, o vice-governador Washington Oliveira participou do 1º Encontro Setorial do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de São Luís, realizado na Fiema. O evento teve o objetivo de unir e fortalecer as empresas do setor.

Outros tempos II

Durante o encontro, foram discutidos os novos empreendimentos e novas oportunidades de negócios para o setor. Bem à vontade entre líderes empresariais e empreendedores, o vice-governador Washington Oliveira declarou: “O Governo do Estado não tem medido esforços no sentido de atrair investimentos públicos e privados para o Maranhão”. Os tempos, de fato, são outros.

 

 

O anúncio do Governo do Estado de que a partir do dia 10 de maio os maranhenses terão muitos motivos para comemorar gerou forte expectativa. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621