Coluna Bastidores: BR-135

07-07-2011 10:39

 

Obras de rosca:

Quando tudo parecia caminhar para uma definição, o processo licitatório da duplicação do tristemente famoso trecho da BR-135, no Campo de Perizes, foi suspenso ontem pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, horas antes de cair do cargo. A obra da BR maranhense, mesmo sem constar nas listas de superfaturamento, como todas as demais do Ministério, acabou atingida pela avalanche de denúncias, que voltou a sacudir a Praça dos Três Poderes, menos de um mês da queda do chefe da Casa Civil, Antônio Palocci.

Adequadamente chamada de rodovia da morte, o trecho da BR-135, entre o Estreito dos Mosquitos e a cidade de Bacabeira, com 28,3 quilômetros, é campeão de acidentes fatais no Maranhão. Depois de mais de 10 anos de promessas, finalmente entrou em processo de licitação, pelo preço de R$ 251 milhões. Sete empreiteiras se habilitaram à concorrência, sendo quatro mediante consórcio. No entanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) ainda falta concluir quem será a vencedora.

Ontem, o diretor regional do órgão no Maranhão, Geraldo Fernandes, esteve visitando exatamente o trecho da BR, no momento em que o ministro pediu o boné à presidente Dilma Rousseff. O deputado federal Pedro Fernandes (PTB), hoje secretário das cidades e um dos políticos que mais batalharam pela aprovação do projeto da duplicação, lamentou a suspensão. “Infelizmente, esses fatos políticos atingiram a licitação da BR-135. Mas essa suspensão geral será importante para apurar todas as denúncias”, disse ele. O jogo político não tem lógica, deputado. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621