Coluna Bastidores: Ferrovia Norte-Sul; Gás; Vale

29-03-2011 09:29

 

NORTE-SUL (1):

Lançada há 24 anos, ainda no governo do ex-presidente José Sarney, e interrompida em seguida por conta de uma licitação com cartas marcadas, a Ferrovia Norte-Sul deverá ser finalmente entregue no segundo semestre deste ano, segundo espera a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. A estrada corresponde ao traçado originalmente aprovado: parte de Açailândia, no Maranhão, e vai até Anápolis, em Goiás, cobrindo 1.574 quilômetros.

NORTE-SUL (2):

Nos últimos anos, o projeto foi ampliado com a inclusão de mais um trecho de 618 quilômetros entre Ouro Verde, também em Goiás, e Estrela D’Oeste, no interior de São Paulo. Tem a extensão dos trilhos de Açailândia até Belém, no Pará, somando quase 3,1 mil quilômetros e formando uma espécie de coluna dorsal do novo sistema ferroviário brasileiro.

GÁS DE CAPINZAL:

O deputado Magno Bacelar, o Nota Dez, discursou ontem na Assembleia Legislativa sobre o encontro de deputados do Maranhão e Piauí, ocorrido na semana passada, em São Luís. O tema da reunião foi a reserva de gás natural, descoberta pela empresa OGX, em Capinzal do Norte, e petróleo na Bacia do Parnaíba. A OGX e MPX Itaqui, do bilionário Eike Batista mandaram representantes. Foram tirar dúvidas e esclarecer pontos controversos.

TIRE A MÃO DA VALE (1):

Nos últimos meses, dois pesos-pesados se movimentaram nas arenas mais poderosas do país. Se os dois pudessem ser resumidos com palavras de ordem, um levantaria a bandeira “pede para sair, Roger”; e o outro estenderia a faixa “tire as mãos da Vale”.

TIRE A MÃO DA VALE (2):

Não é preciso entender de minério de ferro para perceber que, no primeiro time, joga o governo. E do outro lado, estão Roger Agnelli e ao que consideram a interferência do governo na sucessão da Vale um retrocesso inacreditável – o que, de fato, é. Agnelli mobilizou aliados e trabalhou intensamente nos bastidores. Só que lutas contra governos costumam ser inglórias – sobretudo, na área econômica.

(Fonte: O Imparcial, Ed. 32.757, Bastidores – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621