Coluna Bastidores: Turismo no MA; OGX

21-01-2012 09:48

Focalizando o turismo

Quando se fala nos pesados investimentos no Maranhão nos setores industriais de refino de petróleo, mineração, agronegócio e boom imobiliário, o turismo tem ficado com a cara de primo pobre nessa alavancagem. Poucos são os investimentos governamentais para tornar o Maranhão num pólo turístico competitivo, profissional e expansivo. Muita coisa acontece na base da improvisação e do amadorismo, apesar do imenso e inigualável potencial ainda inexplorado.

Porém, a entrada do ministro Gastão Vieira (PMDB) no Ministério do Turismo e do ex- deputado Flávio Dino (PCdoB)na Embratur pode mudar essa percepção. O Maranhão tem tudo para se firmar como roteiro nacional e internacional perante o trade. Gastão e Flávio têm tudo para colocar o Maranhão no lugar que merece nas rotas turísticas. Os dois, apesar de pertencerem a partidos divergentes, têm a capacidade de enxergar o tamanho da responsabilidade posta em seus ombros, e como a população acompanha o desempenho deles, de mãos dadas em favor do estado. Não se metendo em futricas e políticas miúdas. Gastão está na Espanha e sua presença obteve ampla repercussão na imprensa espanhola. É o parâmetro que mede a importância do Brasil no cenário internacional, quando o assunto é turismo, setor que mobilizou até o presidente Barack Obama para facilitar a ida de brasileiros aos Estados Unidos. O Brasil não se tornou forte apenas como emissor de turismo, mas, principalmente, receptor. O ministro participa da Feira Internacional de Turismo (Fitur), uma das mais importantes do setor no mercado mundial.

Até a capital maranhense já sente um novo momento quando o assunto é turismo. Os hotéis comemoram o alto nível de ocupação, e os pequenos operadores já sentem a melhoria em seus negócios. Lojistas da Praia Grande, por exemplo, garantem que o número de visitantes nacionais e estrangeiros no centro histórico é crescente. O que falta para melhorar? União de todos em torno da causa do turismo maranhense. Ministério, Embratur, governo estadual, prefeituras dos municípios têm que marchar juntos, focalizando a riqueza que o turismo gera onde chega. Só isso já destrava o Maranhão e o coloca no lugar merecido.

 

 

A OGX Petróleo e Gás informou que a OGX Maranhão – formada pela parceria entre as empresas de Eike Batista, OGX e MPX – realizou captação de R$ 600 milhões para financiar o desenvolvimento dos campos de Gavião Real e Gavião Azul, na Bacia do Parnaíba. Essa região inclui a prospecção de petróleo e exploração de gás em Capinzal do Norte, no leste maranhense. (Fonte: O Imparcial)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621