Coluna Contexto

15-12-2010 15:58

Energia
Três usinas cotadas para entrar no leilão de hidrelétricas do próximo dia 17 receberam na última segunda a licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As usinas que obtiveram a licença foram Teles Pires (1.819 MW), no rio Teles Pires (Mato Grosso e Pará), Estreito (56 MW) e Cachoeira (63 MW), ambas no rio Parnaíba (Piauí e Maranhão). A EPE tinha a expectativa que outras duas hidrelétricas também fossem licitadas nesta semana, mas, por falta de licença prévia, as usinas de Ribeiro Gonçalves (113 MW), no rio Parnaíba (Piauí e Maranhão), e Sinop (400 MW), no rio Teles Pires (Mato Grosso e Pará), não participarão do leilão.

Investimentos

Uma das principais obras de infraestrutura em curso no país, a Ferrovia Transnordestina recebeu novo aporte de recursos na última semana. No âmbito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), o BNB liberou duas parcelas do financiamento, que totalizaram R$ 689 milhões. Com as liberações, a soma desembolsada com recursos do Fundo, administrado pela Sudene e operacionalizado pelo Banco, chega a R$ 1,025 bilhão.

Participação
Após tomar posse como 3º vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o presidente da Fecomércio do Maranhão, José Arteiro da Silva, participa hoje (15) da reunião da diretoria da CNC que acontece no Rio de Janeiro. Durante o evento serão discutidos os novos projetos e ações de desenvolvimento do comércio no cenário local e nacional, além de debatido os planos e expectativas da nova diretoria da CNC, que tomou posse no último dia 23 de novembro.

(Peuqeno ed:23.535; Primeiro Caderno; Variedades- pág. 10)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621