Coluna Contexto
APERFEIÇOAMENTO:
O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, acompanhado do diretor regional do Senai-MA, João Alberto Schalcher de Oliveira, esteve na última quinta (17) em Codó, onde assinou convênios com a empresa FC Oliveira para a implantação de programas desenvolvidos pelo Sesi visando o acesso à cultura e à melhoria da qualidade de vida do trabalhador: a Biblioteca Itinerante e o Indústria Saudável.
Foi assinado ainda o protocolo de intenções entre a Fiema, por meio do IEL e a FC para apoiar o desenvolvimento das empresas de Codó. O evento marcou a entrega de certificados a 13 jovens do Curso de Mecânico e Manutenção Industrial e ainda o início de duas turmas de Curso Técnico em Eletromecânica. No dia seguinte, o presidente da Fiema fez uma visita às instalações da empresa, que hoje está entre as 70 maiores contribuintes de ICMS para o Estado e tem mix de 140 produtos, gerando mais de 1700 empregos diretos.
Investimento:
Lançado em Brasília na última semana, o Projeto Norte Competitivo, estudo que detalha todos os gargalos logísticos da Amazônia Legal e propõe as obras em medidas necessárias para sua solução, foi aprovado no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados (Ceat). O anúncio foi feito na segunda-feira (21) pelo deputado federal Luciano Moreira durante encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez, na Fiema. Baldez, por sinal, é o coordenador da Ação Pró-Amazônia, entidade que reúne os nove estados da Federação que compõem a Amazônia Legal e é responsável pelo projeto.
(Fonte: Jornal Pequeno, ed. 23.629, Contexto – pág. 11)