Coluna Contexto

19-02-2011 18:39

Tecnologia (I)

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), vinculada à ONU, escolheu o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) como parceiro da empresa norte-americama Hewlett-Packard (HP) para promover no Brasil a inclusão social e o empreendedorismo pela informática, com a instalação de laboratórios. O SENAI implantará três laboratórios de informática no Maranhão, Piauí e Tocantins, com 25 computadores e dois laptops cada um.

 

Tecnologia (II)

Os laboratórios irão oferecer cursos de qualificação para quem quer abrir um pequeno negócio ou para quem já é microempresário e quer modernizar a gestão da sua empresa. O pacote tecnológico inclui ainda US$ 65 mil para instalação dos laboratórios e capacitação dos monitores. Pelo acordo firmado com a UNIDO, cada laboratório irá oferecer, inicialmente, quatro cursos de 160 horas/ano para turmas de 25 alunos, com possibilidade de ampliação conforme o comportamento da demanda no Maranhão, Piauí e Tocantins. As matrículas serão feitas pelos departamento regionais do SENAI nos três estados.

 

Premiação
As micro e pequenas empresas brasileiras que mais se destacaram em 2010 por suas práticas de excelência da gestão vão ser reconhecidas, no dia 22 de março, na etapa nacional do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. De 7.058 organizações candidatas com sede na região Nordeste, 40 concorrem à premiação.

 

Negócios
Os preparativos para a 5ª Feira de Negócios do Maranhão está a todo o vapor. O evento , que já se destaca como uma das principais feiras do Nordeste esse ano traz uma novidade, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão , a Fiema será pela primeira vez parceira na realização do evento. Nomes consagrados do mercado maranhense já confirmaram a presença no evento como a Oleama, FC Oliveira, Psiu, Grupo Mateus e Mônaco Diesel. A 5ª Feira de Negócios do Maranhão acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho no Multicenter SEBRAE e irá reunir os representantes dos principais segmentos supermercadistas, atacadistas, distribuidores e cosméticos maranhenses.

(Fonte: JORNAL PEQUENO, Ed. 23.597, Contexto – pág. 09)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621