Coluna do PH: Energia; Ambev
Energia limpa I
Homenageado na noite de terça-feira, em Brasília, pela União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), entidade que reúne produtores, fabricantes de equipamentos e empresas de tecnologia do setor, o ministro Edison Lobão disse que os biocombustíveis causam admiração em todo o mundo tanto pelo impacto na economia e no meio ambiente quanto pelo seu efeito social. Lobão lembrou nos leilões de biodiesel ficou estabelecido um mercado preferencial de 80% para a produção de usinas com Selo Social, permitindo a inclusão social de milhares de agricultores familiares em todo o Brasil.
Energia limpa II
No aplaudido discurso em que agradeceu a homenagem da Ubrabio, Lobão revelou que, em 2008, o número de famílias beneficiadas pelo Programa Nacional do Biodiesel foi de 28 mil famílias. No ano passado, esse número saltou para 110 mil famílias. O ministro lembrou as recentes referências do presidente Barack Obama apontando o Brasil como exemplo para outros países na produção de biocombustíveis renováveis. Os biocombustíveis são, segundo Lobão, “a expressão de um Brasil novo, moderno, desenvolvido, com voz ativa em todos os foros mundiais”.
A AMBEV está investindo pesado no programa de treinamento de lideranças. No ano passado, a Universidade Ambev, que integra todos os programas de aprendizagem da companhia, recebeu R$ 22,5 milhões de investimentos. Este ano, a cifra será de R$ 26,7 milhões. Os cursos têm como objetivo desenvolver técnicas de motivação e retenção de talentos na companhia. (Fonte: O Estado do Maranhão)