Coluna do PH: Norte-Sul; Jucema; Petróleo; Lácteos

31-03-2011 09:06

 

De Norte a Sul

A Ferrovia Norte-Sul, idealizada e iniciada pelo então presidente José Sarney, também está completando 24 anos. Felizmente, depois de tantos revezes, a obra será inaugurada ainda este ano, em seu traçado original, que parte de Açailândia, no Maranhão, e vai até Anápolis, em Goiás, cobrindo nada menos que 1.547 quilômetros. A ferrovia já transporta minérios e grãos nos trechos concluídos e deverá carregar ainda etanol e outros biocombustíveis, açúcar e cargas em geral.

 

Jucema

Há 160 anos, a Jucema compartilha com o Maranhão uma sucessão de lutas e momentos de glória. Justamente por isso, a instituição reúne hoje, no Hotel Luzeiros, autoridades, membros do vocalato, leiloeiros, empresários, representantes de entidades empresariais e funcionários, em Solenidade Magna que também terá a participação de presidentes de outras juntas comerciais do Brasil O objetivo é reverenciar essa trajetória e manter vivo o compromisso pelo bem estar da coletividade.

 

Reza a lenda que os países que têm muito petróleo sofrem um tipo de maldição, onde só os mais ricos enriquecem. A Petrobras quer desmistificar esta realidade. Explico: a ideia da estatal é preparar o país para usufruir dos benefícios do pré-sal de forma igualitária. Desenvolver tanto o refino quanto a exploração do petróleo.

 

O I CONCURSO de Lácteos do Maranhão, que o Senai e o Sebrae promovem hoje e amanhã em parceria com o Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Maranhão (Sindileite) e o Instituto Francês de Consultoria ECTI, será organizado de acordo com as regras e padrões dos principais concursos internacionais. Os vencedores serão premiados com a entrega do Selo de Qualidade.

O CONCURSO é coordenado pelo professor Roland Perrin, responsável pela organização dos concursos de queijos de Paris e Buenos Aires e consultor do Ministério da Agricultura da França. Perrin, com mais de 30 anos de experiência no setor de laticínios é professor da Escola de Laticínios de Toulouse, na França.

 

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.702, PH – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621