Coluna do PH: Refinaria; Gás Natural

11-07-2012 10:57

Refinaria I:

Em sua visita a São Luís, ontem, a presidente da Petrobras, Maria da Graça Silva Foster, confirmou para a governadora Roseana Sarney que a Refinaria do Maranhão é fundamental para as atividades de refino da Petrobras. O encontro foi no Palácio dos Leões e ela estava acompanhada de diretores da Companhia, José Carlos Cosenza (Abastecimento), José Antonio de Figueiredo (Engenharia, Tecnologia e Materiais) e José Eduardo Dutra (Corporativo e Serviços). No encontro, Graça Foster assegurou à governadora que a construção da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira, é essencial para que a Petrobras possa atender à crescente demanda por combustíveis no País. Ela informou à governadora que estão contemplados, no período do Plano de Negócios 2012-2016, recursos para a fase de implantação do projeto.

 

Refinaria II:

Alinhada à estratégia da Petrobras de assegurar o abastecimento do mercado brasileiro de derivados, a Refinaria Premium I consistirá de dois trens independentes de refino. Cada um deles processará 300 mil barris de petróleo por dia, destinando ao mercado produtos premium com especificações internacionais. O principal produto da Premium I será o Óleo Diesel 10 ppm, com 55,8% da produção. Também serão produzidos QAV (20,8%), Nafta Petroquímica (14,1%), GLP (4%), Coque (3,8%) e Óleo Bunker (1,5%).

 

Gás natural:

Os poços do campo de Gavião Real, na Bacia do Parnaíba, já estão em fase de completação, etapa em que um conjunto de operações é realizado - após a perfuração dos poços - com o objetivo de equipá-los para a produção, prevista para o segundo semestre deste ano. A OGX e a MPX, em parceria com a Petra Energia, são as responsáveis pelo processo, inovando no mercado maranhense ao desenvolver um projeto de produção de gás natural integrado à geração de energia elétrica na região. As duas empresas do empresário Eike Batista possuem oito blocos exploratórios na Bacia do Parnaíba, com área total superior a 24.500 km². As atividades de perfuração na região foram iniciadas em 2010. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621