Coluna Estado Econômico: Empreendedorismo; capacitação; soja

29-07-2012 09:12

120 mil empreendedores serão formalizados até 2022 no MA:

Durante participação, em São Luís, no Seminário de Planejamento Sebrae 2012-2022, o presidente nacional da instituição, Luiz Barreto (foto), frisou que o aumento da formalização empresarial no país, principalmente com o surgimento do empreendedor individual (EI), ampliou os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - Lei Complementar 123/06, para empreendedores com receita bruta anual de até R$ 60 mil. Em 2009, quando iniciaram as formalizações do EI, registrou-se 49 mil no Brasil. Hoje, esse número chegou à casa dos 2,7 milhões e em 2022, será de 7,8 milhões, de acordo com projeções do Sebrae com base nos dados da Receita Federal. As microempresas, em 2009, somavam 2,9 milhões, hoje são 4 milhões e daqui a 10 anos, serão 5 milhões. De acordo com informações do presidente nacional do Sebrae, ano passado, mais de 22 mil empreendedores individuais passaram para a categoria de micro empresa. Quanto ao Maranhão, em 2010, o estado registrou o cadastro de 13 mil empreendedores individuais, passando para cerca de 37 mil em meados deste ano e com projeções de chegar a 120 mil em 2022. As microempresas maranhenses, em 2010, somavam 56 mil; hoje são 65 mil e, em 2022, serão 90 mil. Segundo Luiz Barreto, é baseado nessas projeções que o Sebrae vislumbra o empreendedor individual como principal cliente em 2022. "O que faremos a partir de agora é repensar a forma de atendimento a esses novos empresários do país, uma assistência mais próxima e eficaz para que possam ter sustentabilidade e solidez que possibilite crescimento gradual, elevando o patamar para micro, pequena e grande empresa", comentou.

 

Instituto de tecnologia:

O diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Domingos Manfredi Naveiro, fez uma visita à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), onde foi recebido pelo vice-presidente da entidade, Luiz Fernando Renner. Ele apresentou as atividades que o INT pode oferecer à indústria maranhense e o projeto da Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii), que está sendo desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com Naveiro, o INT e a Embrapii são duas iniciativas do Governo Federal para fazer com que estudos científicos desenvolvidos no Brasil possam se tornar tecnologias aplicáveis em soluções para o setor produtivo. "Um dos setores da economia brasileira onde mais aplicamos ciência é na indústria e por isso viemos mostrar o portfólio do INT e da Embrapii", afirmou.

 

Plantio de soja:

Os agricultores estão animados com os bons prognósticos para o plantio da soja na safra 2012/13, que começa a ser semeada em setembro. Muito desse cenário se deve ao preço, que nunca esteve tão alto. Na semana passada, o preço do grão bateu US$ 17,57 por bushel (27,2155 kg) na bolsa de Chicago, uma valorização de 15% desde o início do mês, quando uma forte seca atingiu as lavouras nos Estados Unidos, a pior desde 1988. Dados do décimo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no início deste mês, mostram que a área de soja plantada no Brasil foi de 25 milhões de hectares e a produção estimada de 66 milhões de toneladas. Se não tivesse havido a quebra da safra, por conta da estiagem nas regiões produtoras, a produção certamente chegaria a 78 milhões de toneladas. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621