Coluna Estado Econômico: Inovação; Construção Civil, Refinaria, Indústria

01-07-2012 09:39

Lei de inovação I:

A minuta da Lei Estadual de Incentivo à Inovação foi apresentada semana passada a empresários maranhenses. O objetivo é criar mecanismos de incentivo a ações de inovação dentro das empresas estaduais, bem como de pesquisa científica e tecnológica nos ambientes produtivo e acadêmico. O texto deve ser encaminhado pelo Governo do Estado este mês à Assembleia Legislativa. A ideia é enviá-lo antes da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em São Luís de 22 a 29 deste mês. Os principais pontos da lei são a criação de mecanismos para acesso aos recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa, gerido pela Fapema; para incorporação de pesquisadores públicos e recursos humanos dos institutos de pesquisa em atividade no estado à prestação de serviços para empresas privadas, e a abertura da possibilidade de concessão de isenção fiscal para as empresas inovadoras.

 

Lei de inovação II:

Para o vice-presidente da Fiema, Luiz Renner (foto), a implantação da lei apresentada aos empresários poderá reduzir a distância entre a academia e a iniciativa privada. "Nos países mais desenvolvidos como a Alemanha, iniciativa privada e academia têm parcerias estreitas, e o que esperamos é que diminua esta distância, que ainda é muito grande no Brasil", afirmou. Segundo Renner, a Fiema contribuiu com sugestões para o texto. "Acreditamos que essa lei possa desengessar o relacionamento academia-empresas no Maranhão", afirmou o executivo. Técnicos da Fiema, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sebrae e do Instituto Federal de Tecnologia do Maranhão (IFMA) analisaram a minuta e fizeram diversas sugestões para o texto. Agora, a governadora Roseana Sarney deverá enviar a proposta à Assembleia, para a Comissão da Ciência e Tecnologia.

 

Cadeia da construção civil:

O Sebrae Maranhão apresentará terça-feira, 3, a partir das 19h, no Grand São Luís Hotel, o projeto "Cadeia Produtiva da Construção Civil em São Luís". No evento, haverá palestra com participação do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon), João Alberto Mota Filho. Segundo a programação, também ministrarão palestras o representante do Sinduscon do Paraná, José Eugênio Souza de Bueno Gizzi, e a arquiteta e urbanista de São Paulo, Fernanda Toledo.

 

Refinaria reavaliada:

A decisão da Petrobras em reavaliar os investimentos nas refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, causou protestos entre os cearenses. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Centro Industrial do Ceará (CIC) realizaram manifesto em prol da manutenção do projeto e cronograma da refinaria. Já aqui no Maranhão não se viu, por parte do governo ou de entidades empresariais, nenhuma manifestação em defesa do empreendimento, em Bacabeira, que - embora tenha sido mantido no planejamento da estatal - teve seu calendário alterado outra vez.

 

Cresce confiança do empresário:

O industrial maranhense está mais confiante do que no ano passado, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (Icei-MA), que ficou em 67 pontos em junho. O dado foi revelado em pesquisa divulgada pela Fiema. Segundo a pesquisa, o índice é 2,6 pontos maior do que no mesmo período do ano passado e um dos melhores resultados já registrado desde que a pesquisa começou a ser feita em janeiro de 2010. O resultadofoi melhor do que o registrado no Brasil, que marcou 56, 1 pontos, e no Nordeste, que anotou 61,5 pontos, em pesquisa realizada pela CNI. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621