Coluna Estado Econômico: Antaq; Sebrae; BR-135; Vale
Fernando Fialho estará em encontro sobre o Corredor Centro-Norte:
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Antonio Brito Fialho, confirmou presença no XXIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte, que será realizado dia 11 de novembro, a partir das 9h, na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. O assunto principal do encontro é o papel da região de Imperatriz na consolidação de uma infraestrutura logística, industrial e de transportes que consolide a capacidade produtiva dessa região no país. Conforme a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon), promotora do evento, a opção pelo "rumo norte" viabiliza a produção em todo centro-oeste e ainda leva desenvolvimento e novas alternativas para todos estados da área de abrangência do corredor: Mato Grosso, Pará, Goiás, Tocantins e Maranhão, além de atingir outros estados limítrofes. Os temas a serem abordados são transportes aquaviários, ferroviários e rodoviários, além de terminais intermodais da Ferrovia Norte-Sul e Hidrovia Tocantins-Araguaia, dentro da sustentabilidade necessária. Assim como Fernando Fialho, já confirmaram presença no encontro os secretários estaduais de Turismo, Jura Filho, e da Agricultura, Claudio Azevedo, opPrefeito de Imperatriz Sebastião Madeira e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Gilson de Sousa Kyt.
PPA do Sebrae 2012/2015:
O Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão aprovou em reunião ordinária o Plano Plurianual 2012 - 2015, que define orçamentos e estratégias de atuação e investimentos do órgão no estado. O planejamento dos próximos anos elegeu como prioridades a ampliação da formalização de empresas e empreendedores individuais, a atuação com foco nas cadeias produtivas, a implantação efetiva da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, além da excelência em gestão. "O Maranhão encontra-se em um momento extremamente favorável. É o estado que vem apresentando a maior taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste, cenário que deve continuar nos próximos anos. O PPA foi planejado para acompanhar esse momento de desenvolvimento do estado", explicou o gerente da Unidade de Estratégias e Diretrizes do Sebrae, Antônio Paixão Garcês, que apresentou o planejamento aos conselheiros. Os investimentos no Maranhão foram distribuídos por setores: agronegócios (22%), Comércio (19,6%), Indústria (22%) e Serviços (34%). De acordo com Antônio Garcês, 61% do orçamento total da instituição em 2012 será aplicado em projetos.
De fora das discussões sobre a BR-135:
O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Pesada do Maranhão (Sincopem), José de Ribamar Barbosa Belo (foto), lamentou que a classe empresarial não tenha sido convidada a participar do encontro do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, com a bancada parlamentar maranhense (deputados federais e estaduais e senadores). A reunião ocorreu segunda-feira passada, no Palácio dos Leões. "Lamentamos que a classe empresarial maranhense - Federações do Comércio e da Indústria, Associação Comercial e Sincopem - tenha ficado de fora dessa discussão sobre a BR-135 com o ministro Paulo Passos. Desde 2003, o empresariado local luta pela duplicação da rodovia", disse. No encontro com os parlamentares e com a governadora Roseana Sarney, o ministro Paulo Passos justificou os motivos que levaram ao cancelamento da licitação das obras de duplicação da BR-135 e garantiu que os serviços serão iniciados em junho de 2012.
Programa Inove:
O Inove, programa de desenvolvimento de fornecedores da Vale, que já oferta 158 cursos on-line, realiza amanhã, 31, às 18h30, aula inaugural para 25 alunos de 10 empresas fornecedoras que irão integrar a turma de Alvenaria Estrutural, primeiro curso presencial oferecido pelo programa. A aula acontece no Centro de Educação Profissional (CEP), localizado na Rua da Estrela, estrada do Gapara, Vila Embratel. Além de São Luís, uma turma do mesmo curso está sendo formada em Parauapebas, no Pará. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituição de ensino parceira da Vale. Até o fim do ano, outros cursos presenciais serão iniciados no Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo. Com a iniciativa, a Vale pretende oferecer capacitação técnica e operacional a seus fornecedores, que já utilizam a plataforma de cursos online para o aprimoramento em competências empresariais e técnicas em gestão empresarial. (Fonte: O Estado do Maranhão)