Coluna Estado Econômico: Empresário do Ano; BNB; Líder Nordeste; Sebrae; Encontro Empresarial; Agronegócio; Feira de Negócios

12-06-2011 14:32

 

Arione Diniz receberá o título de Empresário do Ano dia 22

Estão em ritmo acelerado as providências para a solenidade de entrega do Título de Empresário do Ano de 2010 a Arione Monteiro Diniz (Óticas Diniz), marcada para o dia 22, na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM). Desde a última semana, já estão sendo entregues os convites para autoridades, empresários, jornalistas e convidados do homenageado. O evento ocorrerá no Salão Nobre da ACM e será seguido de uma recepção no Pestana Hotel, oferecida pelo empresário Arione Diniz. Proprietário da maior rede de óticas do Brasil, Arione Monteiro Diniz conquistou o título de Empresário do Ano 2010 em novembro do ano passado. Com 60,2% dos votos, o empresário paraibano da cidade de Catolé do Rocha está entre os empreendedores de varejo que mais geram emprego e renda no país. Hoje as Óticas Diniz têm 18 anos de mercado e é o grupo que mais cresce no segmento de óticas no Brasil. Atualmente, são 476 lojas e 25 laboratórios óticos em 38 cidades de 19 estados. Em São Luís, há 23 lojas. No restante do Maranhão há 31, com destaque para as cidades de Imperatriz, Santa Inês, Codó, Bacabal, Viana e Presidente Dutra. Atualmente, as Óticas Diniz geram 259 empregos diretos só na capital maranhense e, em todo Brasil, são 5 mil. A expectativa é de que nos próximos cinco anos sejam inauguradas mais 400 lojas, alcançando a marca de 300 cidades.

 

Novo comando no BNB

O Banco do Nordeste mudou de comando. Robert Smtih foi substituído por Jurandir Vieira Santiago, que até então presidia a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Natural de Russas (CE) é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, onde foi superintendente no Ceará, além de instrutor gerencial.

 

Líder Nordeste ainda repercute

O 4º Líder Nordeste, evento que reuniu jovens empreendedores de todo o país no Hotel Luzeiros há uma semana, serviu principalmente para troca de experiências, networking, e aproximação entre empresários e representantes do poder público. O diretor da Escola de Negócios Excellence (ENE), Ricardo Carreira - na foto com o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva durante o Líder Nordeste -, afirmou que o evento mostrou o talento dos jovens empresários e as oportunidades que todos podem ter neste momento de grandes investimentos no Maranhão. “Para isso, precisamos atuar de forma dinâmica e competente”, afirmou Carreira. O diretor da ENE está em São Paulo participando do XV Congresso Nacional de Logística, com o tema central Educação e Desenvolvimento, e da Franchising Expo 2011. Na oportunidade, Ricardo Carreira deverá participar de reuniões com duas das maiores instituições do Brasil para uma parceria em desenvolvimento de Mestrados e Doutorados em São Luís: a FIA/USP e a PUC São Paulo.

 

Mudanças no Sebrae

Uma novidade agora no Sebrae. Foi criado o cargo de vice-presidente do Conselho Deliberativo, que tem como ocupante Edílson Baldez das Neves, presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). Até então, quando o presidente do conselho se ausentava por algum motivo, quem respondia geralmente era o conselheiro mais antigo – quase sempre José Arteiro da Silva. Por falar em José Arteiro, ele teria saído do conselho, sendo substituído pelo vice-presidente da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), Marcelino Araújo. Também deixou o assento do referido conselho o ex-presidente Júlio Noronha, que deu lugar a Domingos Júnior, vice-presidente da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem).

 

Agente de mudança

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro Júnior, é um dos palestrantes do I Encontro Empresarial do Maranhão, que será realizado dias 16 e 17 deste mês, no Rio Poty Hotel. O evento é uma promoção das Federações das Associações Empresariais (Faem), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Indústrias (Fiema) e do Comércio (Fecomércio). Graduado em Economia, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, e em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, sócio-gerente da Comercial Importadora Lux, Roque Pelizzaro Júnior abordará o tema "O Empresário como Agente de Mudança”.

 

As exportações do agronegócio brasileiro devem bater novo recorde este ano, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No período de 12 meses compreendido entre maio do ano passado e abril deste ano, as receitas com os embarques de produtos agropecuários atingiram US$ 81 bilhões.

 

A 5ª Feira de Negócios do Maranhão está próxima. Nos dias 20, 21 e 22 deste mês, empresas dos setores atacado, distribuição, varejo, cosméticos e indústria apresentarão na feira as novidades de serviços e produtos. O evento é uma realização da AMDA, Amasp e Fiema e espera cerca de 30 mil visitantes e R$ 30 milhões em negócios gerados. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621