Coluna Estado Econômico: Indústria; Gasoduto; PDF; BNB

27-05-2012 09:26

 

"Com a descoberta de gás natural pela OGX na Bacia do Parnaíba, o projeto do gasoduto ficou mais viável” - Ricardo Guterres, secretário de Estado de Minas e Energia
 

Indústria sucroalcooleira terá apoio tecnológico do Senai

Com laboratórios e simuladores de produção de derivados da cana-de-açúcar, foi inaugurada pelo Senai/MA, em Balsas, a Ala de Tecnologia Sucroalcooleira Serafim Ticianelli, que terá capacidade de fazer análises da qualidade dos produtos da indústria sucroalcooleira maranhense. "Poderemos fazer análises e relatórios que ajudarão as usinas maranhenses a oferecer produtos de maior qualidade para o mercado. É um esforço para atender melhor às indústrias e oferecer serviços integrados adequados às necessidades dos industriais que querem expandir seus negócios", afirmou o presidente da Fiema, Edílson Baldez das Neves (foto). A nova instalação do Senai começou a ser construída no fim do ano passado. O investimento no projeto foi de R$ 1,3 milhão e reuniu recursos do Senai Nacional, do Senai/MA e da Agro Serra. A ala tem laboratórios de microbiologia e química que podem fazer análise de teor de água no etanol, de minerais presentes nas amostras de cana-de-açúcar, de graduação de álcool produzido, análise de leveduras presentes no álcool produzido, de contaminação no processo de fermentação, cultura de bactérias, níveis de PH, de temperatura e durabilidade de produto, entre outros. "Com estes dados, o industrial poderá ver com mais facilidade como melhorar os seus processos produtivos", observou o diretor do Senai-MA, João Alberto Schalcher. A nova instalação do Senai em Balsas é única do tipo na Região Meio Norte e, além dos laboratórios de química e microbiologia, possui salas de aula, uma microdestilaria e um minialambique que estão sendo usados para treinar profissionais para atuar nas seis usinas de álcool e nos alambiques que funcionam no estado hoje.


Execução do PDF


O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que completa 12 anos este ano, continuará sendo executado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) até dezembro de 2014. Para garantir a continuidade dos trabalhos, um termo aditivo foi assinado no 3º Seminário de Melhores Práticas do PDF, semana passada, pelo presidente da Fiema, Edílson Baldez das Neves; o secretário da Sedinc, Maurício Macedo, e o presidente do Conselho Gestor do Programa e representante da Vale, Dorgival Pereira. O PDF tem a gestão compartilhada pela Fiema, Sedinc e seis empresas mantenedoras (Alumar, Cemar, Ceste, MPX, Renosa e Vale) e visa oportunizar negócios entre fornecedores locais e os grandes investimentos implantados e em implantação no Estado do Maranhão.

Oportunidades de crédito

As modalidades de crédito oferecidas pelo Banco do Nordeste para os setores de comércio, indústria e serviços serão apresentadas quarta-feira, 30, a partir das 19h, na Associação Comercial, pela gerente executiva da Célula de Negócios da Superintendência do BNB no Maranhão, Maísa Samara Mendes Pedroza. Entre os pontos que deverão ser abordados, estão o desempenho do BNB no estado e questões relacionadas à burocracia, garantias e prazos para aprovação de projetos. A palestra faz parte do Ciclo de Debates sobre Acesso ao Crédito realizado pela ACM durante as quartas-feiras deste mês.


BNB reduz novamente juros

E por falar em BNB, o banco reduziu, pela terceira vez no ano, suas taxas de juros para operações de crédito comercial. O corte beneficia, sobretudo, micro e pequenas empresas, que terão acesso a produtos com taxas próximas de 0,5% ao mês. É o caso do produto Giro Insumos Microempresas, voltado para aquisição de mercadorias e formação de estoque. A taxa de juros está atualmente em 0,55% ao mês, para empréstimos com prazo de pagamento em até 24 meses, podendo chegar a 0,53% ao mês, em operações de até seis meses. O produto sofreu redução de mais de 37% desde o ano passado e é um dos únicos do mercado que oferece carência de até três meses. Houve, ainda, redução no cheque especial do Banco do Nordeste que passou a ter taxas a partir de 2,76% ao mês para os clientes com aplicações na instituição. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621