Coluna Estado Econômico: Metalúrgica; Gás; Soja
“O Maranhão abrigará um grande parque de geração de energia hidrelétrica, eólica e térmica a biomassa ou a gás natural” - Ricardo Guterres, secretário de Estado de Minas e Energia
Parcan indústria metalúrgica abre unidade em São Luís
Motivada por uma parceria de fornecimento com a Vale, a empresa Parcan Indústria Metalúrgica Ltda., especializada em reforma e fabricação de tambores para sistemas transportadores de correia, iniciou suas atividades em São Luís. A inauguração da unidade fabril ocorreu quinta-feira. Com a presença na capital maranhense, a Parcan - que tem 38 anos de atividades no país -, obterá economia com frete e agilidade de atendimento e poderá prestar assistência técnica nos locais de operação, o que deverá contribuir para a melhor qualidade de seus serviços. Segundo o presidente da empresa, Osvaldo Baggio (o terceiro na foto, entre Ubiratan Silva, Denis Sodré e Dorgival Pereira), a Parcan contribuirá com o desenvolvimento da região. "Utilizamos mão de obra e fornecedores locais, operando dentro de um processo sustentável, com respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento social", informou. No planejamento estratégico da Parcan, a médio prazo, há a previsão de ampliação das instalações e também a vinda da fábrica de roletes, outro produto de extrema responsabilidade nas operações em minerações, portos e siderurgias.
Gás Legal terá foco no consumidor
O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Allan Kardec Duailibe, informa que o Programa Gás Legal, que visa acabar com o mercado clandestino de gás de cozinha, terá o consumidor final como principal foco das ações em 2012. "Este ano vamos dar atenção especial ao consumidor, dando-lhe a devida orientação", afirmou. O Programa Gás Legal, criado pela ANP e desenvolvido em parceria com agentes de mercado, revenda e distribuição, já realizou diversas ações nos últimos seis anos com o objetivo de reduzir a venda de gás de cozinha em pontos informais. Em 2011, foram fiscalizados mais de 2 mil pontos em todo o país, resultado em mais de 600 autuações lavradas e mais de 250 interdições. De acordo com a ANP, no Maranhão, existem 758 pontos de vendas de gás legalizados.
II Tour da Soja
Produtores da região de Balsas participaram ontem do II Tour da Soja, evento realizado na Fazenda Roseira, situada na localidade Entroncamento. Na programação, visitas a áreas comerciais de cultivares de soja e observação sobre os sistemas de produção da oleaginosa. O I Tour da Soja foi realizado na Fazenda Reunidas, de propriedade do produtor Antídio Sandri, na localidade Rio Coco. Na sequência, a equipe seguiu para as fazendas Sapucaí, Nova Holanda e Agro Boa Vista, para visitação do campo experimental com soja, algodão e milho, e discussão dos sistemas de produção visualizando soja precoce/milho safrinha, nematóides em soja e alto potencial produtivo. (Fonte: O Estado do Maranhão)