Coluna Estado Econômico: Petróleo; Fiema; Intermodal

15-04-2012 11:28

Diretora da ANP confirma potencial energético no NE


O Norte e o Nordeste do Brasil podem se tornar grandes produtores de petróleo e gás natural, de acordo com a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard. Ela esteve no Senado terça-feira para apresentar ao presidente José Sarney (foto) as perspectivas de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil nas áreas não licitadas. Segundo ela, são boas as perspectivas de se descobrir gás no interior do país. "Estamos otimistas em relação ao potencial exploratório do Brasil e achamos que ele vai muito além do pré-sal. O país tem espaço para exploração e produção de petróleo e gás natural também no seu interior, no Nordeste e também na margem equatorial do Rio Grande do Norte ao Amapá", afirmou Magda Chambriard. Ela disse que as informações fazem parte de estudo geológico e geofísico elaborado pela ANP, assinalando que recentes descobertas de reservas de petróleo na Guiana Francesa reforçam a esperança de novas descobertas no litoral brasileiro. Nesse novo contexto exploratório brasileiro, o Maranhão se destaca pela campanha de sucesso da OGX na Bacia do Parnaíba, onde encontrou grande reserva de gás natural, e pelas perspectivas de se encontrar petróleo nas bacias marítimas de Barreirinhas e Pará-Maranhão. Essas três bacias, inclusive, terão 56 blocos ofertados na 11ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios que a ANP realizará este ano. Na Bacia Pará-Maranhão, considerada nova fronteira petrolífera localizada na porção norte da plataforma continental brasileira (Margem Equatorial), na costa dos estados do Pará e Maranhão, serão ofertados oito blocos no mar, abrangendo uma área total de 6.154 km².


Inscrições Prominp

O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) recebe somente até às 23h59 de hoje inscrições para o processo de seleção pública que visa objetivo de qualificar mão de obra para atender às demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás. São 11.671 vagas, em 14 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. Os estados contemplados no quadro de vagas são: Amazonas (562), Bahia (920), Ceará (212), Espírito Santo (387), Maranhão (130), Minas Gerais (180), Mato Grosso do Sul (708), Pernambuco (384), Rio de Janeiro (4.602), Rio Grande do Norte (485), Rio Grande do Sul (1.192), Santa Catarina (524), Sergipe (364) e São Paulo (1.021).

Fiema


O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, garantiu amplo apoio da entidade ao Programa de Desenvolvimento e Evolução do Sistema Fiema, que Edílson Baldez das Neves, presidente da Fiema, está implantando para aumentar a atuação das quatro casas que compõem o Sistema - Federação, Sesi, Senai e IEL. Baldez apresentou o programa aos diretores da CNI em Brasília e mostrou que só o Senai passará a ter 81 mil matrículas por ano, a partir de 2014. Já o Sesi passará a atender cerca de 400 mil pessoas com serviços de saúde, educação, esporte e lazer e programas de responsabilidade social empresarial. Já o IEL deverá alcançar a marca de 2 mil executivos treinados em seus cursos de formação e aperfeiçoamento.

 

"O Porto do Itaqui, pelas suas potencialidades, deverá causar uma revolução no setor logístico brasileiro" - Alexandre Winkler - Sócio-proprietário da ACME International, durante participação na Intermodal. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621