Coluna Estado Econômico_Prominp; Energia; MPEs

04-03-2012 10:44

6º Ciclo do Prominp

O Maranhão será um dos 14 estados beneficiados com a oferta de mais de 11 mil vagas no 6º ciclo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que será lançado amanhã, às 15h, pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster (foto), na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A exemplo do ciclo anterior, nesta 6ª etapa predomina a oferta de vagas em cursos para ocupações que exigem o nível básico de escolaridade. Além do Maranhão, as ações do Prominp beneficiarão os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Consumo de energia

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostram que, em janeiro, o Maranhão se destacou na Região Nordeste no consumo residencial de energia elétrica, com um aumento de 10,2%, bem acima da taxa regional (3,7%). Também houve incrementos importantes no Rio Grande do Norte (+7,7%), Ceará (+3,8%) e Pernambuco (+3,3%). Em compensação, segundo a EPE, o consumo industrial maranhense encolheu 6,2% em janeiro como efeito do início da operação de cogeração em importante indústria local.

VAREJO

As micro e pequenas empresas puxaram a contratação de trabalhadores no início do ano. As que têm no máximo quatro funcionários foram responsáveis por 85,9% dos 118.895 empregos formais gerados em todo o país em janeiro, segundo levantamento do Sebrae com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621