Coluna Estado Econômico: Suzano; Vale

02-10-2011 10:42

Suzano em Chapadinha I

O anúncio oficial de mais uma fábrica da Suzano Papel e Celulose no Maranhão, desta vez para produção de biomassa, é mais uma grande conquista para o estado. Foram meses de negociação e reuniões entre executivos da empresa e o secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, até a assinatura do Protocolo de Inteções, na última quinta-feira, 29, entre o presidente da Suzano Antônio Naciel Neto e a governadora Roseana Sarney. “É uma conquista para nós em razão do grande benefício social e econômico que este projeto vai levar para a região de Chapadinha”, avaliou Macedo, ao comemorar mais esta vitória. A Suzano Energia Renovável, empresa da Suzano, vai investir R$ 1 bilhão na implantação de fábrica de pellets de madeira, com capacidade inicial de 3 milhões de toneladas/ano a partir de 2014. A previsão é de que sejam gerados 2,7 mil empregos diretos e 11 mil indiretos.

 

Suzano em Chapadinha II

A produção será destinada ao mercado europeu. Com valor energético, pellets de madeira é um produto importante para os mercados da Europa, que tem metas de substituir combustíveis fósseis por fontes renováveis. O empreendimento a ser instalado em Chapadinha será o primeiro da Suzano Energia Renovável, que planeja ser líder mundial no mercado de pellets de madeira. Em novembro, a Suzano deve concluir a terraplenagem da obra da sua fábrica de celulose em implantação no município de Imperatriz, projeto de cerca de R$ 4 bilhões, projeto que prevê gerar mais de 18 mil empregos, entre diretos e indiretos.

 

Programa Vale-Sebrae

Nos dias 4, 5 e 6 deste mês, dezenas de empresas maranhenses serão mobilizadas para participar do Programa Vale-Sebrae de Desenvolvimento de Fornecedores nos municípios de Imperatriz, Açailândia e São Luís, respectivamente. Durante o evento serão apresentadas as oportunidades da Vale para a região nos próximos anos, além dos benefícios que o programa vai trazer para as empresas que aderirem. O programa é fruto de um convênio assinado entre a Vale e o Sebrae em dezembro do ano passado, com o objetivo de inserir micro e pequenas empresas de forma competitiva e sustentável na cadeia produtiva de mineração. O Vale-Sebrae de Desenvolvimento de Fornecedores abrange desde a análise das demandas da Vale em cada localidade até a implementação e capacitações necessárias para que as pequenas e micro empresas possam atendê-las. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621