Coluna Estado Maior: BR-135; Mauricio Macedo

15-10-2011 09:25

Início, meio e fim

A nota emitida ontem pelo Dnit confirmando oficialmente a duplicação da BR-135 no trecho Estiva/Bacabeira é o ponto final de um roteiro de revelações e tensões que teve em O Estado o canal central de informação. Vale reconstituí-lo: Quarta-feira (5/10) - A reportagem de O Estado obtém a informação de que o edital para a licitação de 36 quilômetros da principal rodovia do Maranhão foi cancelado sem que tal decisão tivesse sido informada ao Governo do Estado. O jornal decidiu aprofundar a apuração para publicá-la na edição de domingo. Domingo (9/10) - O Estado publica a informação sobre o cancelamento do processo de duplicação. A reportagem causou impacto. Já no mesmo dia começaram as reações no governo e na classe política. Segunda-feira (10/10) - A repercussão da informação divulgada por O Estado foi intensa nas emissoras de rádio e TV, com duras reações. Na Assembleia Legislativa, deputados reagiram indignados. No governo, houe o início de uma reação. Terça-feira (11/10) - Diante da forte repercussão, o Ministério dos Transportes (MT) confirma, em nota, o cancelamento do processo, informando que o edital fora revogado no dia 28 de setembro. Quarta-feira (12/10) - Os protestos da classe política se avolumam e a Assembleia Legislativa estuda fazer um protesto formal ao Ministério dos Transportes. No Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney entra no caso e escala o secretário Max Barros (Sinfra) para pôr o caso a limpo em Brasília. Quinta-feira (13/10) - Max Barros se reúne em Brasília com representantes do MT e do Dnit, aos quais cobra explicações e externa a indignação e a preocupação da governadora com o caso. Recebe pedido de desculpas e a garantia de que a duplicação será iniciada no dia 1º de junho de 2012. Sexta-feira (14/10) - O Dnit divulga nota confirmando a reunião e a decisão de realizar a duplicação no ano que vem, com início em 1º de junho. É isso aí.

 

Anfitriã

Na abertura da Feira do Empreendedor 2011, a diretoria executiva do Sebrae foi anfitriã de autoridades e representantes de classes empresariais. Recebeu também convidados e o público presente ao Pavilhão de Exposições do Multicenter Sebrae. O secretário estadual de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo representou a governadora Roseana Sarney no evento, que tem o Governo do Estado como um dos parceiros.

 

Oportunidades

Maurício Macedo destacou o evento promovido pelo Sebrae como uma das grandes vitrines do que o Maranhão pode ofertar como possibilidade de negócio. Além da apresentação dos investimentos que chegam ao estado via Governo do Estado, a Vale e a Petrobras marcam presença na Feira do Empreendedor. Mostram as oportunidades no segmento de mineração e de petróleo, gás e energia, respectivamente. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621