Coluna Estado Maior

24-01-2011 16:08

 

Política I

O governo Roseana Sarney (PMDB) protagonizou dois momentos políticos de forte repercussão nas últimas semanas, ambos com a participação do chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva. Na semana anterior, Roseana recebeu a visita do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB). O fato ganhou ampla e intensa repercussão entre governistas e oposicionistas.

 

Política II

Na semana passada, com o aval da governadora Roseana Sarney, o secretário-chefe Luis Fernando Silva empossou como adjunto da Casa Civil o petista Nonato Chocolate. Para lembrar: Chocolate integrou a banda do PT contrária à aliança com o PMDB e apoiou Flávio Dino (PCdoB). A nomeação indica que aos poucos e com o apoio do vice-governador Washington Oliveira em 2010, o PT vai se integrando ao governo.

 

Disputa

É grande a movimentação pelo comando das representações federais no Maranhão. Os cargos mais visados são Incra, Ibama, Funasa, Conab, FNS e Iphan. As negociações estão sendo feitas nos bastidores dos partidos, em especial PMDB, PT e PV, com o acompanhamento atento do Palácio dos Leões, que dará ou não aval às escolhas.

 

Para depois

As nomeações para o comando dos cargos federais nos estados serão feitas a partir de fevereiro, após a definição das bancadas, blocos e Mesas Diretoras do Congresso Nacional. A decisão de adiar a montagem do segundo e terceiro escalões da máquina federal foi tomada pela presidente Dilma Rousseff. Ela não quis condicionar as decisões do parlamento a cargos federais nos estados.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.695, Estado Maior – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621