Coluna Giro: BR-135
Duplicação I:
Em nota distribuída ontem, o Ministério dos Transportes garante que a suspensão do edital para contratação dos serviços de duplicação da BR-135 foram de caráter técnico. “Trata-se de uma obra com vários desafios técnicos, devido às condições geológicas do terreno e da maciça ocupação da faixa de domínio do traçado da rodovia por diversos tipos de interferência, tais como: adutoras, instalações elétricas, cabeamento óptico, além de 18 km de ferrovia ao longo do acostamento da BR.
Duplicação II:
De acordo com o Ministério dos Transportes, uma projetista fará estudos para adequação das exigências da obra, que é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), priorizada por sua importância para o estado. A ampliação de capacidade da rodovia garantirá condições para o escoamento de produtos da refinaria de Bacabeira já em fase de implantação.
Duplicação III:
Apesar dos argumentos do Ministério dos Transportes, não custa lembrar: o Maranhão tem a quarta maior bancada do Nordeste na Câmara Federal e ganha dos estados do Norte e do Centro-Oeste, bem como do Espírito Santo (Sudeste) e Santa Catarina (Sul). Somam-se ainda quatro senadores (além dos três representantes legais, José Sarney, do PMDB-AP, presidente do Congresso Nacional), dos Ministros (Minas e Energia e Turismo), presidência da Embratur e cargos privados – CNI, CNC, CNA, etc, ou seja, muita força para acelerar este projeto. (Fonte: O Imparcial)