Coluna Giro: CNI; Fiema; Minério; Ambev
Indicadores
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga hoje os indicadores industriais de desembro e o consolidado do ano de 2011. A pesquisa revela a evolução do faturamento, das horas trabalhadas, do emprego, da remuneração paga e do nível de utilização da capacidade instalada na indústria. O estudo detalha o desempenho desses dados em 19 setores da indústria de transformação.
Estratégias da Fiema
O plano de ação lançado pela Federação das Indústrias, na última sexta- feira, endeu ao seu presidente, Edilson Baldez, muitos elogios de empresários que compareceram à Casa da Indústria Albano Franco. Representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fernando Trivellato nõ economizou na análise positiva desta iniciativa, afirmando que as demais entidades que representam os industriais no Brasil deveriam adotar essa estratégia de aproximação comn os filiados e os demais setores da sociedade.
Minerio
O governador do Pará, Simão Jatene, botou uma batata quente nas mãos do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, ao elaborar um projeto que cria taxa de controle sobre a atividade mineral, que visa melhorar a compensação aos estados exportadores de matéria- prima, e ressaltou a necessidade de o governo federal solucionar o problema que afeta as indústrias eletrointensivas, devido às altas taxas pagas pelo consumo de energia. Para o governador, em nenhum momento a taxa cria uma situação conflituosa com a legislação federal ou com as empresas mineradoras instaladas em território paraense.
Ambev
O Sebrae firmou semana passada parceria com a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) a fim de capacitar as micro e pequenas empresas e emopreendedores que integram o Sistema de Franquias da Indústria, que tem 896 franqueados, mas com previsão de expandir para 2 mil este ano. A ideia do projeto é aproveitar o conjunto de instrumentos de que o Sebrae dispõe para apoio a micro e pequenos negócios, como suporte para abertura e orientação financeira, para ajudar a promover o desenvolvimento dos franqueados. (Fonte: O Imparcial)