Coluna Giro Econômico

13-02-2011 16:31

 

SIDERURGIA

Como antecipou a coluna, quarta-feira, dia 09, no próximo domingo, desembarcaram na Serra de Carajás, no vizinho Pará, para conhecerem a extração de minério de ferro, pela Vale, vários dos maiores empresários e executivos do setor de siderurgia do Mundo.

Ainda na noite de domingo, eles chegaram a São Luís, onde terça e quarta-feira, no Hotel Luzeiros, participaram de um encontro promovido pela Associação Internacional de Ferros Metálicos (IIMA), em que serão debatidos os temas que mais afetam o setor, estando prevista, para quinta-feira, uma visita ao pólo siderúrgico de Açailândia, onde conhecerão as usinas de ferro-gusa e fazendas de reflorestamento da Viena.

 

DIVERSIFICAÇÃO

Os dois maiores supermercadistas maranhenses têm planos diferentes para a diversificação dos seus negócios, pois, enquanto Ilson Mateus planeja ingressar no ramo de hotelaria, Raimundo Nonato Maciel, pretende ampliar sua rede, com criação de lojas de atacarejo, e enveredar no segmento de material de construção.

 

FAPEMA

Ainda não se sabe se algum petista pendurado no cabide do Palácio dos Leões vai participar, mas a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) abriu inscrições, até 18 de março, para o Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos e Pós-Graduados – Mestrado, no País, e Doutorado, no País e no Exterior. O objetivo é fortalecer o sistema de pós-graduação, no Maranhão, contribuindo para a formação de doutores e excepcionalmente mestres, a partir da concessão de bolsas, em todas as áreas do conhecimento, mas, desta vez, espera-se que quem botar a mão na grana pelo menos estude.

 

ALUMÍNIO

Quem tenciona se aprofundar na indústria de alumínio e, quem sabe, se credenciar a um bom emprego numa empresa como Consórcio Alumar, por exemplo, terá esta oportunidade, de 15 a 17 de março, quando a Associação Brasileira de Alumínio (Abal) estará realizando, em São Paulo, o curso Metalurgia de Alumínio para não Metalurgistas. O objetivo é fornecer uma visão geral da indústria do alumínio de forma a forma a ser compreensível aos participantes que não têm formação metalúrgica, contemplando todas as fases do processo, desde a lavra do minério até o produto final, com mostra das ligas mais importantes e suas aplicações, reciclagem do metal e aspectos relacionados com a importância da preservação ambiental.

 

(Fontes: O IMPARCIAL, Ed. 32.713, Giro Econômico – pág. 18)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621