Coluna Giro Econômico

20-02-2011 14:09

 

 

METALURGIA I

Hoje, às 19h30, no Hotel Luzeiros, com o apoio do Sindicato da Indústria de Ferro-Gusa do Maranhão (Sifema), será oferecido o coquetel de boas-vindas a empresários e executivos de empresas internacionais do setor de siderurgia que vêm ao Maranhão participar do encontro promovido pela Associação Internacional de Ferro Metálico (IIMA), para debater os principais temas do setor mineral.

Os participantes do evento conheceram, ontem, a Serra de Carajás, explorada pela Vale e, amanhã, participam dos debates programados para São Luís, estando previstas ainda as visitas, quarta-feira, ao terminal portuário de São Luís e, quinta-feira, ao pólo siderúrgico de Açailândia.

 

METALURGIA II

Para Rodrigo Valladares, da Indústria Viena, que é um dos palestrantes de terça-feira, as discussões a serem travadas em São Luis vão oportunizar um alinhamento do setor e darão oportunidade para se mostrar aos executivos de outros países como o Brasil se preparou para atendê-los e competir no mercado nacional.

Valladares falará sobre a sustentabilidade na produção de ferro-gusa com carvão vegetal oriundo de florestas produtivas com eucaliptos, o chamado “gusa-verde” que ele mostrará quinta-feira em Açailândia, na visita à Fazenda Pompeia.

 

SAFRA I

O Nordeste deve produzir 13,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2010/2011, o que corresponde a um acréscimo de 14,3% em relação à anterior, conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Essa boa produção será em função do volume de chuva nos meses de fevereiro e março, que deve ficar um pouco acima da média histórica na área que abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, enquanto nos demais o volume deve permanecer dentro da média histórica.

 

SAFRA II

Para garantir esta boa safra, o Banco do Nordeste vai destinar R$ 2,3 bilhões a projetos agrícolas, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), e somente para o Maranhão, onde a colheita deve chegar a 1,6 milhão, serão disponibilizados 114 milhões para os cultivos, principalmente de soja, arroz e milho.

De acordo com a superintendência estadual do BNB, as regiões de Balsas e Chapadinha, localizadas no cerrado maranhense, são as que demandam mais recursos, especialmente para cultivo de soja.

 

REFINARIA

O Sistema Nacional de Empregos (Sine-MA) recebe, a partir de hoje, as inscrições para cursos gratuitos oferecidos pelo Consórcio Galvão-Serveng-Fidens (GSF), para motoristas basculantes e operadores de máquinas Trator Pneu, Trator Esteira Laminada, Pá Carregadeira, Escavadeira, Patrol Base e Rolo Compressor. Todos serão ministrados no canteiro de obras da Refinaria Premium I, em Bacabeira, e para participar é necessário ter experiência comprovada de seis meses na função, carteira de habilitação categoria D, currículo, além de original e cópia dos documentos pessoais (CPF e Identidade).

 

(Fonte: O IMPARCIAL, Ed. 32.721, Giro Econômico – pág. 12)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621