Coluna Giro Econômico

21-02-2011 15:13

 

CONCORRÊNCIA I

Por muito tempo, as duas maiores redes supermermercadistas do Meio Norte – Mateus (Maranhão) e Comercial Carvalho (Piauí) – vinham mantendo um pacto, informal, a fim de cada uma preservar seus espaços geográficos e garantir mercado a ambos, mas parece que este acordo está chegando ao fim e ambas as empresas terão que se confrontar em alguns municípios.

Sugundo IlsonMateus , não se trata de uma guerra, mas a busca de novas oportunidades, ou seja, ele acha que o nível de consumo no interior já comporta em muitos municípios, mais de uma grande rede, portanto, onde puder, vai entrar na disputa.

 

CONCORRÊNCIA II

Avançando pouco a pouco, o Comercial Carvalho já está presente em quatro municípios maranhenses – Timon, Caxias, Codó e Bacabal - reunindo oito lojas, sendo sete supermercado e um atacarejo.

Já Ilson Mateus, com 23 lojas, está presente nas maiores cidades do estado: Balsas(onde fica a matriz), Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, São Luis e Paço do Lumiar ( Maiobão), mas pode direcionar seu olhar para conquistar novos mercados, nas regiões do Mearim, Cocais e, se possível, atravessar o Parnaíba também.

 

SEDERURGIA I

Embora esteja licenciado da presidência do sindicato da Indústria de Ferro-Gusa (Sifema), o secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo, será um dos anfitriões do grupo de empresários e executivos de empresas siderúrgicas nacionais e estrangeiras que chega esta noite em SÃO LUIS, para um encontro, terça-feira, dia 22, no Hotel Luzeiros.

Antes do Maranhão, os participantes do evento, coordenado pela Associação Internacional de Ferro Metálicos (IIMA), desembarcam pela manhã na Serra de Carajás, no Pará, para conhecerem a extração e o embarque do minério de ferro, sob a responsabilidade da Val.

 

SIDERURGIA II

Para segunda-feira á noite, está marcado um coquetel de boas vindas, com participação de alguns convidados especiais, como secretários de governo e do município, líderes empresariais, empresários e outros.

Na terça-feira, pela manhã e a á tarde, serão debatidos os seguintes temas: Estrutura, status, perspectiva de mercado de indústria de ferro-gusa brasileira, com Bernado Gontijo; A Sustenbilidade da produção de ferro-gusa com carvão verde, com Rodrigo Valladares; Crédito de carbono, com Roy Whipp; Processo produtivo da HBI, com Alberto Hassan; Mercado de Minério de ferro, Eduardo Pfiffer; Logistica do minério de ferro, com representa da Vale; e Blanço global de metálicos- Midrex Technologies, Inc.

 

SIDERURGIA III

Na quarta feira, haverá uma visita ao terminal da Ponta da Madeira, da Vale, onde os participantes do evento conhecerão a estrutura de recebimento do minério, do trem, e transporte até o porto, onde se dá o carregamento dos navios.

Na quinta-feira, a delegação segue para Imperatriz, onde estão agendadas visitas á Fazenda Ponpeia(de reflorestamento de eucalipto) a as industrias de ferro-gusa Viena, Queiroz-Galvão e Gusa Nordeste, estas na cidade de Açailândia.

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621