Coluna Giro Econômico: Venezuela; Portos
VENEZUELA:
Euforia no meio rural com a reaproximação do governo do estado da Venezuela, pois isto pode significar a retomada do comércio bilateral iniciado no governo Jackson Lago, para venda, pelo Maranhão, de animais vivos, embriões e sementes selecionadas. No encontro com o embaixador Maximilien Arvelaiz, sexta-feira passada, dia 15, a governadora Roseana Sarney foi bastante receptiva e disse que os primeiros entendimentos com o presidente Hugo Chávez para esta negociação ocorreu ainda na posse da presidenta Dilma Rousseff, dia 1º de janeiro, devendo o próximo passo ser a definição dos grupos de trabalho que vão dialogar e definir os projetos e ações para uma cooperação internacional.
PORTOS:
Hoje, o Ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino, acompanhado da governadora Roseana Sarney, fará uma visita a estrutura portuária de São Luís, que inclui o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), a Vale, e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). A governadora Roseana Sarney acompanhará parte do roteiro.
O ponto alto da visita é o Porto do Itaqui, administrado pela Emap, onde o governo federal investe cerca de R$ 300 milhões, na construção do berço 100, alargamento do Cais Sul, retroárea do berço 100 e 101 e a construção do berço 108, obras que fzem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). (Fonte: O Imparcial)