Coluna PH: Fiema; ACM; Usinas

16-03-2012 09:11

Fiema

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, concluiu ontem a primeira fase da reestrutura do Sistema Fiema, com apresentação da estrutura administrativa da Federação, do Sesi, do Senai e IEL. O ato aconteceu apenas 30 dias depois do lançamento do Programa de Desenvolvimento e Evolução do Sistema Fiema, lançado em fevereiro. Na época, Baldez afirmou que passaria os 180 dias seguintes trabalhando, junto com sua equipe para preparar o Sistema para atender as novas demandas geradas pela chegada de empreendimentos industriais ao estado. O trabalho de reorganização foi feito com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Trivial Variado

Num exemplo de estímulo ao pensamento estratégico e à adoção de boas práticas de gestão, a Associação Comercial do Maranhão teve recorde de público na sessão plenária de quarta-feira para a palestra sobre finanças com o consultor especializado em pequenas e médias empresas, Márcio Iavelberg. Os executivos do Grupo Mônaco, Armindo Denardin e Rui Denardin, e o gerente regional da MAN Latin América, Marcos Franco, fabricante de caminhões e ônibus, desembarcam em São Luís no próximo dia 29. Explico: eles virão participar do evento de lançamento de três modelos da linha advantech. O restaurante Ferreiro Grill está na moda. Quarta-feira foram vistos por lá Helena e Rômulo Barbosa, as irmãs Cristina Rodrigues e Teresa Martins com Juliana e Bruno Martins Rodrigues. Em outra mesa pontificavam Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa - leia-se Class Eventos - que estão preparando novidades para muito breve em sua badalada casa de festas. Para quem não sabe, a Class Eventos é a casa do ramo mais solicitada de São Luís para festas de porte médio, tais como 15 anos, casamentos e confraternizações, entre outras. Não são apenas os deputados federais e os senadores que recebem 14º e 15º salários. As Assembleias Legislativas também pagam 14º e 15º salários aos deputados estaduais, a título de ajuda de custo. Os secretários estaduais ainda não têm nem 13º. O governo britânico está levando a sério as precauções de segurança para a Olimpíada deste ano. O Ministério da Defesa do país confirmou que está avaliando locais em Londres para a instalação de mísseis antiaéreos durante as competições. A loja de moda feminina Elle Jolie está com um mega Bazzar Off, com descontos de 70% para compras à vista e 50% para compras no cartão durante todo este mês, enquanto durar o estoque.

O GOVERNO federal está inclinado a prorrogar a concessão das usinas hidrelétricas e das distribuidoras de energia e linhas de transmissão que vencem a partir de 2015, Cemar inclusive. A boa notícia, melhor dizendo, a boa intenção, é a de que haveria a exigência de tarifas mais baratas para o consumidor. A má é a de que a renovação da concessão seria pelo prazo de 30 anos.

 

NO ASSUNTO: governo e concessionárias querem evitar a entrada de novos interessados no atraente mercado da distribuição de energia no Brasil. A China está de olho no negócio e a presença de um Estado não é bem-vinda. A concorrência privada, também não. Nos últimos dez anos, o preço da energia elétrica comercializada no Brasil dobrou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621